Também conhecida como lifting facial ou facelift, a ritidoplastia é um procedimento cirúrgico que proporciona aparência mais jovial ao paciente por meio da suavização dos sinais de envelhecimento presentes no rosto e no pescoço. Para alcançar este efeito, a cirurgia plástica recupera o tônus muscular da face e atenua rugas, bem como marcas de expressão e vincos.
O envelhecimento facial associado ao passar dos anos é natural e, embora possa ser acentuado por fatores como hereditariedade e exposição excessiva ao sol, já é esperado que a pele gradualmente perca sua elasticidade. A ritidoplastia é recomendada justamente para homens e mulheres que desejam reduzir os sinais do tempo e, assim, tornar a face mais jovem.
Para quem é indicada a ritidoplastia?
O lifting facial é uma técnica indicada para homens e mulheres que se sentem insatisfeitos com a própria aparência e desejam recuperar a tonificação da pele e atenuar as incômodas marcas do envelhecimento. O ideal é que o procedimento seja feito a partir dos 45 anos, idade em que os sinais da passagem do tempo geralmente estão mais visíveis e destacados.
Vale lembrar que os resultados obtidos pela ritidoplastia não alteram as características do rosto e nem são capazes de interromper o processo natural de envelhecimento. Esta é uma cirurgia de rejuvenescimento facial que, além de suavizar rugas, ajuda a amenizar sinais como:
- Excesso de gordura sob a mandíbula e queixo;
- Vincos profundos localizados abaixo das pálpebras inferiores;
- Perda de tônus muscular;
- Flacidez;
- Pele frouxa e acumulada em regiões específicas do rosto.
Embora o procedimento influencie diretamente na aparência geral do paciente, muitas vezes os benefícios do lifting facial vão além da estética. Isso porque, o rejuvenescimento ajuda a promover a autoestima do paciente, fazendo com que ele desenvolva uma relação mais positiva com seu corpo e com o processo de envelhecimento.
Como é feita a ritidoplastia?
A ritidoplastia é um procedimento cirúrgico que demanda ambiente hospitalar, portanto, deve ser devidamente indicado e acompanhado por um cirurgião plástico especializado e capaz de avaliar se esta é realmente a melhor opção para o indivíduo. O profissional também se responsabiliza por verificar se o quadro de saúde do paciente permite que a cirurgia seja realizada com segurança.
Em geral, o facelift é realizado com anestesia local e sedação, embora alguns casos possam demandar a aplicação de uma anestesia geral. Na chamada ritidoplastia tradicional, é feita uma incisão que segue a linha do couro cabeludo do paciente, permitindo que o cirurgião acesse as estruturas e tecidos que serão restaurados no procedimento.
Após o reposicionamento das estruturas da face, que inclui remoção da gordura e da pele sobressalente, a incisão é fechada e em seguida é feita uma bandagem na região — de modo a evitar sangramentos e proteger o local do corte. A operação dura cerca de 2 a 3 horas, e a internação do paciente é de aproximadamente 24 horas.
Cuidados pré-operatórios do lifting facial
O paciente precisa passar por uma avaliação criteriosa antes de se submeter à ritidoplastia, além de conversar detalhadamente com o cirurgião plástico para alinhar suas expectativas e entender todos os detalhes do procedimento. É fundamental estabelecer os resultados que poderão ser alcançados por meio da cirurgia, de modo a evitar frustrações.
Os cuidados pré-operatórios também incluem a realização de avaliação cardiológica e outros exames laboratoriais considerados básicos para identificação de possíveis fatores de risco. O cirurgião também deve ser informado a respeito da existência de alterações na saúde — tais como alergias, pressão alta, diabetes e problemas de coagulação sanguínea.
Outros cuidados pré-operatórios geralmente solicitados são:
- Suspender o uso de medicamentos que possuem ação anticoagulante;
- Jejum alimentar conforme orientação médica;
- Parar de fumar no período que antecede a cirurgia;
- Não aplicar maquiagem, creme facial ou produtos capilares no dia da ritidoplastia.
Recuperação cirúrgica e cuidados necessários
As complicações e riscos oferecidos pela cirurgia de rejuvenescimento facial são bastante raras, embora o paciente possa apresentar reação adversa à anestesia, alteração motora, inflamação nos pontos, infecções e outras alterações.
O aparecimento de inchaços, hematomas e sensibilidade é esperado para este tipo de procedimento, e todos esses incômodos devem desaparecer depois de alguns dias.
Em média, o tempo de recuperação após a ritidoplastia é de 8 a 12 dias. Durante esse período inicial, é importante que o paciente fique em repouso absoluto, além de tomar o cuidado de fazer compressas geladas na região dos olhos e não se deitar de lado. A retirada dos pontos é feita em uma ou duas semanas após a operação, tempo que leva para o paciente retornar às suas atividades rotineiras.
Também podem ser destacados como cuidados pós-operatórios essenciais:
- Tomar os medicamentos prescritos pelo médico;
- Massagear o local da cicatriz com pomadas indicadas pelo especialista;
- Manter a cabeceira da cama elevada nos primeiros dias após a cirurgia;
- Evitar a exposição ao sol nos primeiros 30 dias;
- Não realizar atividades físicas e sexuais ao longo do primeiro mês;
- Suspender o tabagismo e o consumo de álcool até liberação médica.
Resultados e benefícios da ritidoplastia
O resultado definitivo do lifting facial é alcançado em até 6 meses após a realização do procedimento. Embora os efeitos obtidos possam variar de acordo com o tipo de pele e as particularidades de cada indivíduo, a ritidoplastia otimiza as características naturais do paciente, dando a ele uma aparência mais descansada e jovem, sem que fique com aspecto de pele esticada ou cicatriz evidente.
Uma vez que a cirurgia de rejuvenescimento facial não impede que o processo de envelhecimento continue afetando o indivíduo, a adoção de uma rotina de cuidados específicos é recomendada para garantir uma melhor manutenção da ritidoplastia. Nesse sentido, vale a pena investir no uso diário de protetor solar, na prática regular de exercícios físicos e na adoção de uma dieta balanceada.
Procedimentos estéticos complementares, como peeling químico e tratamentos a laser, também podem ajudar na manutenção dos resultados da ritidoplastia. Para saber mais sobre este tipo de cirurgia e entender como ela pode melhorar sua aparência e autoestima, entre em contato e agende uma consulta com um cirurgião plástico de confiança.
Fontes:
Clínica de Cirurgia Plástica Dr. Leandro Pellarin;