Especialista em Rinoplastia

Um especialista em rinoplastia durante a cirurgia

A rinoplastia é uma das cirurgias mais procuradas pelos pacientes quando o assunto é obter um rosto harmonioso. Segundo uma pesquisa realizada pela Academia Americana de Cirurgiões Plásticos Faciais e Reconstrutores (AAFPRS na sigla em inglês), divulgada em janeiro de 2019, a rinoplastia aparece no topo do ranking dos procedimentos cirúrgicos estéticos realizados em 2018. Por se tratar de uma cirurgia complexa, é importante garantir que a cirurgia seja realizada por um especialista em rinoplastia.

Na hora de procurar um especialista em rinoplastia é fundamental ter em mente que esta não é uma área regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Logo, nenhum cirurgião possui o título de especialista em plástica no nariz.

O segredo para escolher um cirurgião com especialização em rinoplastia é se concentrar no seu histórico, tanto do ponto de vista teórico quanto do prático. Confira, a seguir, quais são os fatores que devem ser considerados ao selecionar um especialista em cirurgia plástica no nariz.

Como escolher um especialista em rinoplastia?

O processo para determinar qual é o cirurgião plástico mais habilitado para fazer uma rinoplastia pode parecer longo para alguns pacientes, sobretudo por envolver a análise de experiência e currículo. Entretanto, é importante realizar essa pesquisa com responsabilidade e minuciosidade para garantir o melhor resultado possível.

Sendo assim, para encontrar um especialista em rinoplastia é preciso considerar os seguintes aspectos:

Nível de conhecimento técnico

Assim como foi dito anteriormente, a qualidade do conhecimento teórico é primordial ao avaliar um especialista em plástica no nariz. Portanto, vale a pena averiguar a instituição na qual ele se formou, bem como o local onde realizou a residência médica e a especialização nas áreas de cirurgia geral e plástica — sendo este o caminho que todo médico deve seguir para se tornar um cirurgião plástico.

Também é essencial analisar se o profissional em questão se aprofundou no estudo das particularidades da rinoplastia, seja por intermédio de cursos (nacionais ou internacionais) ou da participação de congressos na área de cirurgia plástica.

Participação em instituições médicas de renome

Outro fator que auxilia o paciente a optar pelo melhor especialista em cirurgia plástica no nariz é verificar se o profissional faz parte das principais instituições do setor. Isso porque, tais organizações utilizam processos rigorosos para aceitar novos membros, o que demonstra a qualidade do serviço prestado pelo cirurgião que recebe a chancela de instituições médicas renomadas.

No caso do Dr. Leandro Pellarin, a confirmação da excelência no atendimento vem tanto do Brasil quanto do exterior. O cirurgião é membro das seguintes instituições:

  • Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP);
  • Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS na sigla em inglês);
  • Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS na sigla em inglês).
Especialista em rinoplastia em consulta com paciente
Imagem: Shutterstock

Vocação para ser especialista em plástica no nariz

A medicina é uma área conhecida por exigir muito estudo e dedicação por parte do profissional. Por esse motivo, quando um cirurgião deseja ser especialista em rinoplastia é preciso haver uma verdadeira vocação para atuar na área, pois, é esse sentimento que o guiará em busca da atualização constante e que refinará as técnicas utilizadas durante a cirurgia plástica no nariz.

Por conta da vocação e consciência da importância do aperfeiçoamento, o Dr. Leandro Pellarin foi pioneiro no setor de cirurgias plásticas ao realizar uma plástica no nariz sem quebrar o osso nasal, utilizando a técnica chamada de rinoplastia ultrassônica. Atualmente, são poucos os cirurgiões plásticos no Brasil que utilizam a técnica ultrassônica, uma vez que ela requer uma maior destreza do profissional.

Recomendações

Uma das principais maneiras de descobrir a qualidade e o profissionalismo de um especialista em rinoplastia é ouvir o depoimento de quem já fez uma cirurgia com ele. Através das recomendações o paciente pode avaliar se o cirurgião plástico oferece um ambiente receptivo e agradável, promovendo uma maior interação e confiabilidade entre médico e paciente.

O atendimento prestado pela clínica de cirurgia plástica do Dr. Leandro Pellarin incorpora os seguintes conceitos:

  • Ambiente de cumplicidade e segurança para que o paciente compartilhe suas expectativas e dúvidas quanto ao procedimento;
  • Responsabilidade na avaliação do paciente, considerando a individualidade de cada um para determinar qual é o plano de tratamento que trará o melhor resultado;
  • Explicação detalhada sobre os riscos inerentes à cirurgia pretendida, bem como sobre os cuidados pós-operatório.

Outra forma de analisar a opinião de pacientes antigos é consultando os relatos feitos pela internet. Assim, o indivíduo que procura por um especialista em rinoplastia pode verificar se esses pacientes ficaram satisfeitos com o atendimento e resultado da cirurgia feita pelo profissional em questão.

A última etapa da escolha do especialista em rinoplastia é a realização da consulta pré-operatória. É neste momento que o paciente saberá se o profissional que o está atendendo é o mais indicado para fazer uma cirurgia plástica no nariz. Caso tenha restado alguma dúvida, entre em contato conosco e agende uma consulta com o Dr. Leandro Pellarin.

Fontes:

Clínica de Cirurgia Plástica Dr. Leandro Pellarin;

Conselho Federal de Medicina (CFM);

Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS);

Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS);

Academia Americana de Cirurgiões Plásticos Faciais e Reconstrutores (AAFPRS).

Hipertrofia de cornetos: Mulher com a mão no nariz

O que é hipertrofia de cornetos?

A respiração é um fator indispensável para o bem-estar, impactando diretamente na qualidade do sono e na disposição …

Cicatriz da abdominoplastia: Cirurgião examinando uma mulher

Como fica a cicatriz da abdominoplastia?

É comum que os pacientes tenham dúvida em relação à cicatriz da abdominoplastia. Por se tratar de um procedimento de …

Recuperação da blefaroplastia: Mulher se preparando para cirurgia

Como é a recuperação da blefaroplastia?

A recuperação da blefaroplastia é tida como simples, basta o paciente seguir as orientações do pós-operatório que …