Início »
O desejo de realizar alterações estéticas ou funcionais no nariz pode surgir em homens e mulheres de diferentes idades. Assim, muitas pessoas interessam-se pela cirurgia plástica do nariz, mas não sabem se há contraindicações que impeçam a realização do procedimento.
Primeiramente, é necessário escolher um cirurgião plástico de confiança e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) para conduzir o procedimento. Inicialmente ele deverá solicitar exames para verificar a condição física do paciente, assim como avaliar a anatomia do nariz, identificando quais as causas da insatisfação e se existem problemas funcionais que devem ser corrigidos na mesma cirurgia, como desvio de septo e hipertrofia dos cornetos.
Além de aspectos físicos que devem ser avaliados para verificar se o paciente está apto à realização do procedimento, também devem ser analisados fatores psicológicos, como se as expectativas do paciente com a cirurgia podem ser atendidas. Apesar dos riscos reduzidos do procedimento quando realizado em pessoas saudáveis, existem contra indicações da rinoplastia que devem ser conhecidas pelo paciente.
quais são as contraindicações da rinoplastia?
Como afirmado, um dos primeiros critérios que o cirurgião plástico avalia para verificar se o paciente está apto para realizar a rinoplastia consiste na condição psicológica, como:
o paciente quer mesmo fazer a cirurgia ou está tentando agradar terceiros;
o paciente compreende o procedimento e está em pleno poder das capacidades mentais para decidir por fazê-lo;
as expectativas com a realização do procedimento são compatíveis com os resultados que podem ser obtidos com a cirurgia.
Todos esses aspectos são importantes para avaliar se o paciente está consciente da escolha que está fazendo e consegue administrar o processo e os resultados a serem alcançados.
Há ainda os critérios relacionados com a condição de saúde do paciente. Os exames clínicos a serem realizados visam identificar se a pessoa está em um estado apto para ser submetida a uma cirurgia. Assim, algumas doenças graves ou crônicas podem impedir que a rinoplastia seja realizada. Entre os exemplos estão:
- problema cardíaco grave;
- doenças infecciosas;
- diabetes;
- hipertensão arterial descontrolada;
- neoplasias em tratamento;
- em recuperação de uma doença grave;
- mulheres que estejam amamentando;
problemas de coagulação sanguínea.
Todas essas condições impedem a realização da rinoplastia, visto que pode ocorrer um agravamento durante o procedimento ou durante o pós-operatório, comprometendo os resultados alcançados. Algumas situações, quando controladas, como a hipertensão, recuperação de uma doença, etc. tornam possível realizar a cirurgia.
Outras contraindicações da rinoplastia que também têm caráter temporário são:
pessoas com menos de 15 anos ainda não tiveram o completo desenvolvimento nasal portanto, devem aguardar para realizar a cirurgia;
pacientes com doenças de pele ativa podem ter os resultados da cirurgia comprometidos por essa situação.
Assim, o mais indicado é que quando tiver interesse em realizar uma rinoplastia, o paciente agende uma consulta com um cirurgião plástico de confiança. Nela, ele será informado de todas as contraindicações da rinoplastia e também será orientado a fazer os exames adequados, garantindo mais segurança durante a cirurgia e um resultado mais satisfatório no pós-operatório.