Face Lifting: Cirurgia de Rejuvenescimento Facial

Efeitos do face lifting no rosto feminino

Também chamado de lifting facial e ritidectomia, o face lifting é uma metodologia cirúrgica que promove o rejuvenescimento facial. Geralmente indicado para pacientes com idade superior a 50 anos, o procedimento consiste na remoção da flacidez e do excesso de pele, de modo a reduzir as rugas, linhas de expressão e demais sinais de envelhecimento que afetam o rosto e pescoço.

O procedimento de face lifting respeita a harmonia e estrutura facial, resultando em uma aparência naturalmente mais jovem sem alterar os traços característicos do rosto do indivíduo. A cirurgia também não é capaz de impedir que o processo de envelhecimento continue acontecendo, embora a adoção de um estilo de vida mais saudável e o uso de protetor solar ajudem a prolongar os resultados e minimizar o envelhecimento precoce.

Para quem o face lifting é indicado?

O organismo inevitavelmente sofre impactos associados ao passar dos anos, e o rosto geralmente é uma das partes do corpo que mais sofrem com o efeito do tempo. Uma vez que a pele da face fica exposta a variados fatores que contribuem para o envelhecimento — como a exposição aos raios solares, por exemplo —, é natural que ela apresente sinais visíveis de desgaste.

A cirurgia plástica de rejuvenescimento facial é indicada para pacientes que apresentam um acentuado grau de envelhecimento do rosto, o que é mais comum após os 50 anos. Pessoas que ainda não alcançaram esta idade, mas apresentam muitos sinais faciais, também podem se consultar com um cirurgião plástico para avaliar se o face lifting é o procedimento mais adequado.

Quais os resultados do rejuvenescimento facial?

Embora existam muitos cosméticos e procedimentos estéticos que prometam deixar o rosto com uma aparência mais jovem, apenas o face lifting traz resultados como:

  • Redução das rugas e linhas de expressão;
  • Diminuição da flacidez facial;
  • Restauração do tônus muscular perdido ao longo do tempo;
  • Eliminação da gordura e pele frouxa, se existirem;
  • Rejuvenescimento facial e redução do aspecto de cansaço.

Todos esses benefícios são alcançados sem que o rosto fique com aparência esticada ou cicatrizes muito perceptíveis. Isso porque, durante o procedimento de lifting facial, os cirurgiões reforçam e reposicionam a musculatura da face, além de retirar a pele excedente. Como consequência, fica praticamente imperceptível que a pessoa fez uma ritidectomia.

Riscos e cuidados após o face lifting

Por se tratar de um procedimento cirúrgico, o lifting facial exige que a realização de um check-up médico prévio para identificar possíveis fatores de risco que podem comprometer a saúde do paciente ou os resultados da operação. Após a análise e liberação do cirurgião plástico, é preciso que o paciente se consulte com um anestesista — que irá indicar o tipo de anestesia aplicada no paciente, de acordo com seu histórico e condições clínicas.

É fundamental que todas as recomendações passadas pelo cirurgião sejam seguidas à risca, de modo a evitar problemas associados à má cicatrização e estresse pós-operatório. Dores, inchaços e hematomas podem surgir nos primeiros dias após o procedimento, e a tendência é que desapareçam em pouco tempo. Em geral, os principais cuidados pós-operatórios para o face lifting são:

  • Evitar sol e vento nos primeiros dias;
  • Tomar corretamente toda a medicação indicada pelo cirurgião;
  • Aplicar compressas de água fria para reduzir os edemas;
  • Não praticar exercícios físicos nas primeiras semanas após o procedimento;
  • Não utilizar maquiagem e cosméticos para a pele até a liberação médica;
  • Evitar o consumo de alimentos gordurosos durante a cicatrização.

O face lifting é uma excelente opção de procedimento para pacientes que desejam amenizar os efeitos do envelhecimento no rosto. Para entender melhor como a cirurgia de rejuvenescimento facial funciona e saber se ela é indicada para você, entre e contato e agende uma consulta.

Fontes:

Dr. Leandro Pellarin;

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Rosto feminino depois de passar pelos procedimentos de ritidoplastia com blefaroplastia

Combinação de Ritidoplastia com Blefaroplastia

A ritidoplastia é um procedimento que suaviza os sinais de envelhecimento que acometem o rosto, minimizando rugas e marcas …

Efeitos do face lifting no rosto feminino

Face Lifting: Cirurgia de Rejuvenescimento Facial

Também chamado de lifting facial e ritidectomia, o face lifting é uma metodologia cirúrgica que promove o rejuvenescimento …

Mulher com marcações antes de realizar a ritidoplastia

Qual o preço da Ritidoplastia?

Também conhecida como lifting facial ou ritidectomia, a ritidoplastia é um procedimento cirúrgico que ameniza sinais de …