FAQ Rinoplastia

A rinoplastia é um dos procedimentos mais procurados em uma clínica de cirurgia plástica, mas ainda há muitas dúvidas em relação ao procedimento

FAQ Rinoplastia

A rinoplastia é um procedimento cirúrgico que remodela as estruturas nasais com o intuito de melhorar a aparência, proporção e funcionalidade do órgão olfativo. Como resultado, o paciente tem sua autoestima elevada por meio de uma melhor harmonia facial, além de solucionar dificuldades respiratórias causadas por anormalidades estruturais do nariz.

Embora a rinoplastia seja uma intervenção muito procurada atualmente, este é um procedimento que ainda desperta muitas dúvidas entre as pessoas que desejam se submeter a ele. Confira a seguir as principais dúvidas e respostas a respeito desta intervenção!

Indicação e preparação cirúrgica

Quando a rinoplastia é indicada?

Do ponto de vista estético, a rinoplastia é indicada para qualquer pessoa que está insatisfeita com o formato e a aparência de seu nariz, desde que esteja em condições de saúde adequadas para se submeter ao procedimento com segurança.

Além disso, tem indicação para a cirurgia os casos de tortuosidade ocasionada por lesão, assimetria de nascença e problemas nasais que causam desconfortos respiratórios — tais como desvio de septo ou presença de carne esponjosa.

Qual profissional deve realizar a cirurgia?

A rinoplastia é uma intervenção que deve ser realizada por um médico especializado em cirurgia plástica. O ideal é que este profissional tenha profunda experiência no procedimento escolhido.

Existe idade ideal para fazer a rinoplastia?

Assim como na maioria das cirurgias plásticas, a rinoplastia deve ser realizada apenas quando as estruturas do nariz estão completamente desenvolvidas, o que geralmente acontece por volta dos 16 anos. Não há uma idade limite para se submeter ao procedimento.

É possível escolher o formato do nariz?

Cada indivíduo tem estruturas e características faciais diferentes, e o formato do nariz após a rinoplastia deverá respeitar o equilíbrio estético do rosto, bem como qualidade da pele e funcionalidade respiratória. É muito comum que os pacientes desejem um resultado semelhante ao de uma pessoa famosa, mas isso nem sempre é possível: a cirurgia plástica de nariz sempre vai preservar a autenticidade e equilíbrio do rosto.

Todo mundo pode fazer rinoplastia?

A realização da cirurgia de nariz deve ser sempre avaliada por um cirurgião plástico, uma vez que pessoas com problemas de saúde específicos e adolescentes que ainda não completaram seu processo de desenvolvimento não podem se submeter ao tratamento.

É possível associar a rinoplastia a outro procedimento?

Sim. Dependendo das necessidades e vontade do paciente, é possível associar uma rinoplastia estética a outras correções nasais — como desvio de septo e turbinoplastia. Também é possível realizar a rinoplastia juntamente com outras correções faciais estéticas, promovendo assim uma melhor harmonia facial ao paciente.

A principal vantagem de associar duas intervenções é reduzir os custos dos procedimentos e aproveitar um único período de afastamento. Para que isso seja possível, entretanto, é necessário que o tempo total da cirurgia não ultrapasse sete horas, que as recomendações pós-operatórias sejam semelhantes e que a posição indicada para o paciente durante os procedimentos seja compatível.

Qual a importância do pré-operatório?

A avaliação prévia do cirurgião plástico, bem como a realização dos exames pré-operatórios, é essencial para que o especialista identifique se o paciente apresenta saúde adequada para se submeter ao procedimento em segurança. Este período preparatório também é importante para que o cirurgião avalie as estruturas nasais do indivíduo e identifique a técnica que será aplicada na intervenção, alinhando as expectativas em relação ao resultado que poderá ser alcançado.

Quanto custa uma rinoplastia?

Diversos fatores compõem o valor de uma rinoplastia, e todos eles devem ser avaliados previamente antes da definição do preço do procedimento. Além do procedimento em si, é necessário considerar os custos da internação hospitalar, exames, medicamentos e honorários médicos.

Quando a rinoplastia é contraindicada?

A rinoplastia não é indicada nos casos em que o paciente apresenta alguma condição de saúde que pode comprometer sua segurança. Em geral, a cirurgia de nariz não é recomendada nos casos de:

  • Diabetes;
  • Problemas cardíacos;
  • Doenças infecciosas;
  • Hipertensão;
  • Mulheres em período de amamentação;
  • Doenças que comprometem a coagulação sanguínea.

Principais dúvidas sobre o procedimento

Como é a cirurgia?

Esta cirurgia plástica pode ser realizada a partir de dois métodos: a rinoplastia fechada (endonasal) e a rinoplastia aberta (exorrinoplastia). Em ambas as técnicas, o cirurgião faz incisões que possibilitam o acesso à cartilagem, tecidos e osso do nariz, que serão remodelados para corrigir imperfeições e problemas respiratórios.

Qual a diferença entre rinoplastia aberta e fechada?

A cirurgia aberta é uma metodologia em que o cirurgião faz incisões que permitem erguer a pele da região nasal, de modo que ele tenha uma visão clara de todas as estruturas que serão alteradas. No procedimento fechado são realizadas pequenas incisões dentro das narinas, por onde o especialista fará as modificações necessárias.

Quais correções são possíveis a partir da rinoplastia?

A cirurgia plástica de nariz permite alterar o tamanho do nariz, corrigir problemas respiratórios, modificar a largura das narinas, alterar o formato da ponta do nariz, corrigir danos nasais ou defeitos de nascença e até mesmo modificar o ângulo entre o lábio superior e o nariz.

Qual é a anestesia utilizada na cirurgia?

A rinoplastia pode ser realizada a partir de anestesia geral ou anestesia local com sedação intravenosa. A metodologia anestésica utilizada deverá ser definida previamente, levando em consideração o estado geral de saúde do paciente, o tempo de duração do procedimento e as áreas que serão manipuladas.

Qual o tempo de internação necessário?

Em geral, o paciente fica internado de 6 a 8 horas após a rinoplastia. Dependendo do caso, a alta hospitalar pode acontecer apenas no dia seguinte à cirurgia.

O procedimento oferece riscos?

Todo procedimento cirúrgico envolve riscos e a possibilidade de complicações, mesmo que raros. No caso da rinoplastia, podem acontecer principalmente casos de sangramento nasal e infecções.

Quais os tipos de rinoplastia?

A rinoplastia é um procedimento estético que pode ser tanto estético como funcional, dependendo dos objetivos a serem alcançados. A rinoplastia estética visa corrigir a aparência externa do nariz, solucionando imperfeições estéticas que incomodam o paciente. A rinoplastia funcional, por sua vez, corrige problemas respiratórios específicos.

Quanto tempo dura o procedimento?

A duração média da operação é de duas a seis horas, variando de acordo com fatores como a quantidade de alterações a serem realizadas, a técnica que será utilizada no procedimento e a associação da rinoplastia a outros procedimentos cirúrgicos.

A cirurgia é dolorida?

A dor no pós-operatório da rinoplastia é considerada leve e suportável, embora os limites de cada pessoa sejam diferentes. O desconforto é controlado por meio de uso analgésicos prescritos pelo cirurgião.

Rinoplastia funcional

O que é uma rinoplastia funcional?

Esta é uma cirurgia plástica nasal que visa corrigir problemas funcionais e distúrbios respiratórios ocasionados por desvio de septo, hipertrofia de cornetos nasais, patologias dos seios da face e traumas.

Quando a rinoplastia funcional é indicada?

A rinoplastia funcional é indicada para todos os casos em que a respiração do paciente está comprometida.

Quais alterações respiratórias podem ser tratadas?

A rinoplastia funcional pode tratar problemas ocasionados pelo desenvolvimento incorreto do nariz e suas estruturas, tais como desvio de septo, hipertrofia de cornetos e patologias dos seios faciais. No caso de traumas e doenças respiratórias, a cirurgia pode ajudar no alívio e correção de fraturas, perfuração de septo, rinite, pólipos nasais e rinossinusite.

O que é rinosseptoplastia?

A rinosseptoplastia é um procedimento que une a rinoplastia estética à septoplastia, cirurgia que visa corrigir problemas estruturais de nariz — geralmente desvio de septo. Trata-se de uma opção para quem deseja harmonizar o nariz e melhorar sua qualidade de vida ao mesmo tempo.

Pós-operatório e resultados

A rinoplastia deixa cicatriz visível?

As cicatrizes resultantes da rinoplastia são imperceptíveis, independentemente da técnica utilizada. Na maioria dos casos, elas ficam localizadas no interior das narinas e nos sulcos nasais.

Quais são os cuidados pós-operatórios?

A rinoplastia exige sete dias de repouso absoluto, período em que é recomendada a ingestão de alimentos pastosos. É esperado que o paciente apresente hematomas e edemas da região operada, assim como dor localizada. O cirurgião prescreverá medicamentos para aliviar esses desconfortos e evitar complicações pós-operatórias e a administração adequada desses fármacos é essencial para o sucesso da cirurgia.

Outros importantes cuidados pós-operatórios são:

  • Não usar óculos por 15 dias;
  • Limpar os curativos e as narinas conforme orientação médica;
  • Dormir de barriga para cima e com a cabeça levantada;
  • Evitar exposição solar.

Qual o tempo de repouso após a rinoplastia?

A cirurgia plástica de nariz exige que o paciente fique sete dias de repouso absoluto, além de repouso moderado nos sete dias seguintes. O paciente poderá retomar suas atividades rotineiras após duas semanas, aguardando liberação médica para a prática de exercícios físicos e atividades mais intensas.

Após quanto tempo é possível observar os resultados?

É esperado que o nariz fique inchado nos primeiros dias após a rinoplastia, o que exige paciência ao longo do processo de cicatrização. Após 30 dias, já é possível observar os resultados da cirurgia, mas é necessário esperar pelo menos um ano para o novo contorno nasal ser definido por completo.

Os resultados são considerados definitivos?

Sim, os resultados da rinoplastia são considerados permanentes. Porém, é preciso lembrar que a cartilagem e o organismo do paciente continuam sofrendo as consequências do envelhecimento e fatores ambientais, o que pode alterar o resultado ao longo dos anos.

A respiração fica prejudicada após a rinoplastia?

Durante o pós-operatório imediato é esperado que o nariz apresente inchaço, o que pode comprometer levemente a respiração nos primeiros dias. Conforme a cicatrização evolui, a tendência é que a respiração volte ao normal. Nos casos em que a rinoplastia foi realizada com o intuito de corrigir problemas respiratórios, a respiração após o procedimento será até melhor do que antes.

E se eu não gostar do resultado?

É fundamental alinhar as expectativas antes do procedimento, de modo que o paciente entenda o que é realmente possível alcançar a partir da rinoplastia. Mesmo assim, porém, pode acontecer de o resultado não ficar como o indivíduo esperava. Nesse caso, é possível optar por uma correção de rinoplastia.

Quando fazer uma rinoplastia secundária?

A segunda rinoplastia é recomendada quando o paciente apresenta algum problema respiratório ou de cicatrização após a primeira operação, ou quando os resultados alcançados não foram satisfatórios para o paciente.

Para saber mais a respeito da rinoplastia, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Leandro Pellarin.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética

 

Homem com desenhos cirurgicos

Homem com papada: Como eliminar?

Excesso de gordura na região do queixo é o principal responsável por esse problema estético A cada ano, tem aumentado …

Sala de cirugia com doutor e enfermeira

Quanto custa uma cirurgia de rinoplastia?

O preço da cirurgia da rinoplastia pode variar de acordo com alguns fatores. Entenda mais Não é incomum que pacientes …

demonstrativo de resultado de plástica de rosto e pescoço

Plástica de rosto e pescoço: como é feita?

Cirurgia plástica de rosto e pescoço entrega resultados satisfatórios de rejuvenescimento facial e amenização da papada, …