Lifting de sobrancelhas: Como é feito?

Lifting de sobrancelhas - Médico fazendo marcação ao redor dos olhos da paciente

O lifting de sobrancelhas é uma opção segura e eficaz para rejuvenescer o olhar

O lifting de sobrancelhas é um procedimento que visa elevar ou reposicionar os supercílios. Frequentemente, o lifting de sobrancelhas pode ser associado a outros procedimentos, como ritidoplastia (cirurgia plástica de rejuvenescimento da face) ou blefaroplastia (cirurgia das pálpebras), para que o resultado seja ainda mais completo.

Veja a seguir para quem é indicado o lifting de sobrancelha, como é feito e quais são os cuidados do pré e pós-operatório!

Para quem é indicado o procedimento lifting de sobrancelha?

O lifting de sobrancelhas é indicado para homens e mulheres e não existe uma idade mínima ou máxima para fazer a cirurgia. No entanto, costuma ser realizado em pacientes entre os 40 e 60 anos, pois seu objetivo é corrigir os efeitos naturais do envelhecimento.

A cirurgia só é indicada para pacientes mais jovens quando a queda das sobrancelhas ocorra precocemente, quer seja por exposição excessiva ao sol, características genéticas ou estado de saúde.

Quais são os tipos de lifting de sobrancelha?

Durante o procedimento, o cirurgião remove e reposiciona músculos e pele, usando para isso fios (absorvíveis ou não), parafusos cirúrgicos ou outros dispositivos. Com a intervenção, além do levantamento das sobrancelhas, também é possível suavizar as rugas da testa.

O lifting de sobrancelhas pode ser realizado pelas seguintes técnicas:

– Suspensão dos supercílios com fios: são feitas quatro incisões mínimas de cada lado, sendo duas em cima do supercílio e duas escondidas no couro cabeludo (1 mm cada), com descolamento apenas no trajeto da área a ser suspensa através de fios passados por uma agulha longa;

– Ressecção de pele acima dos supercílios: é feita uma pequena incisão na parte lateral e superior das sobrancelhas, o suficiente para elevá-las. A cicatriz fica disfarçada na linha do pelo;

– Frontoplastia endoscópica: através de três a cinco incisões no couro cabeludo (0,5 a 2,0 cm cada) e com uma câmera conectada a um monitor, é feito o descolamento de toda a área frontal até os limites do nariz e dos olhos. Em seguida, o médico faz o reposicionamento natural dos supercílios ou tração de suas laterais com fios cirúrgicos;

– Frontoplastia aberta: é feita uma incisão bilateral no couro cabeludo, com descolamento de toda a área frontal até os limites do nariz e dos olhos. Em seguida, o cirurgião suspende os supercílios através de tração e ressecção do tecido

De maneira geral, a cirurgia dura entre 30 minutos até duas horas, dependendo da técnica utilizada pelo médico. O tempo de internação varia de acordo com a anestesia empregada, mas a alta do paciente geralmente ocorre no mesmo dia do procedimento.

Pré-operatório do lifting de sobrancelhas:

Os cuidados pré-operatórios do lifting de sobrancelhas se iniciam com a realização dos exames solicitados pelo médico. Antes da cirurgia, o paciente é orientado a:

  • Parar de fumar 15 a 30 dias antes do lifting de sobrancelhas;
  • Ajustar a dose de medicamentos de rotina ou iniciar uma nova terapia;
  • Suspender o uso de medicamentos ou produtos naturais que interfiram na coagulação;
  • Evitar consumir bebidas alcoólicas ou comidas gordurosas na véspera do lifting de sobrancelhas e fazer jejum de 10 horas antes da cirurgia.

Cuidados no pós-operatório do lifting de sobrancelhas:

Após a alta hospitalar, o paciente deve manter repouso no leito ou recostado em uma cadeira inclinável. Na hora de dormir, deve-se manter a cabeceira da cama elevada pelo menos nos cinco primeiros dias após realizado o lifting de sobrancelhas.

A retirada dos curativos é feita um ou dois dias depois do procedimento; já os pontos são retirados de sete a 10 dias depois da cirurgia. O banho é permitido no dia seguinte à cirurgia, no entanto, as feridas operatórias devem ser lavadas com cuidado e utilizando-se sabão apropriado.

As atividades de rotina podem ser retomadas após 24 horas de recuperação, mas o paciente deve respeitar algumas restrições, como:

  • Dirigir — três a cinco dias;
  • Realizar tarefas domésticas — 20 dias;
  • Se expor ao sol — 30 dias;
  • Tingir os cabelos — 30 dias;
  • Realizar atividades físicas — três meses.

Seguir as orientações médicas é essencial para evitar complicações e não comprometer a qualidade do procedimento.

Somente um cirurgião plástico especializado pode fazer uma avaliação detalhada para determinar se o lifting de sobrancelhas é a alternativa mais indicada para o paciente.

Quer saber mais sobre o lifting de sobrancelhas? Agende uma consulta com o Dr. Leandro Pellarin e tire todas as suas dúvidas.

Fontes

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Dr. Leandro Pellarin

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lipoaspiração facial - Mulher apertando com os dedos a região da papada

Lipoaspiração facial: quando realizar?

A lipoaspiração facial é recomendada para pacientes que não apresentam flacidez ou que a apresentem em grau leve Com …

Lifting de sobrancelhas - Médico fazendo marcação ao redor dos olhos da paciente

Lifting de sobrancelhas: Como é feito?

O lifting de sobrancelhas é uma opção segura e eficaz para rejuvenescer o olhar O lifting de sobrancelhas é um procedimento …

Rinoplastia de Redução: Melhore sua autoestima

Procedimento é indicado para quem está insatisfeito com o formato do nariz e para corrigir anormalidades estruturais que …