A cirurgia no nariz entrega resultados satisfatórios aos pacientes, mas é preciso conhecer quais são os mitos e verdades mais difundidos sobre o procedimento antes de decidir por ele
A cirurgia no nariz, ou rinoplastia, está entre as cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil sendo favorita entre as mulheres e os homens. O crescimento da procura pelo procedimento, no entanto, deve ser acompanhado de um maior acesso às informações sobre o tema.
Em geral, a cirurgia no nariz é realizada para alcançar expectativas estéticas quando o paciente tem insatisfações relacionadas ao tamanho, formato, projeção da ponta ou outras características nasais.
A seguir conheça 8 mitos e verdade sobre a cirurgia no nariz e tenha informações confiáveis antes de decidir por essa intervenção cirúrgica.
Índice
8 mitos e verdades sobre a cirurgia no nariz
Compreender o que é mito e verdade antes de realizar uma rinoplastia é fundamental para uma decisão mais consciente, mas lembre-se que todas as suas dúvidas devem ser esclarecidas na consulta de avaliação pelo cirurgião plástico escolhido.
A rinoplastia é uma cirurgia complexa?
Verdade! A rinoplastia envolve as estruturas nasais internas que são muito sensíveis, o que faz dessa cirurgia plástica bastante complexa durante a execução, principalmente se alterações mais significativas forem realizadas.
Por essa razão é importante escolher um cirurgião plástico de confiança, que seja especializado e tenha experiência na técnica e seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
É possível ficar com o nariz igual ao de uma celebridade?
Mito! Uma das ideias mais difundidas em relação à rinoplastia é que tudo é possível, inclusive ficar com o nariz igual ao de uma referência famosa.
No entanto, essa ideia não é verdadeira e apenas o cirurgião plástico, após a avaliação individual, poderá determinar quais alterações são possíveis considerando os desejos do paciente, mas também suas características nasais e faciais.
A cirurgia do nariz pode melhorar a respiração?
Verdade! A cirurgia no nariz tem como uma das principais vantagens a possibilidade de melhorar a respiração — e até mesmo diminuir o ronco — quando são associados procedimentos específicos para isso, como a septoplastia para correção do desvio de septo.
As cicatrizes da rinoplastia são internas?
Mito! Muitas pessoas acreditam que a rinoplastia não resulta em cicatrizes aparentes e, até pode ser o caso se for usada a rinoplastia fechada, no entanto, essa opção é pouco usual devido às limitações proporcionadas e é frequente a opção pela rinoplastia aberta.
Ainda assim, mesmo na rinoplastia fechada, são necessárias incisões internas que vão gerar cicatrizes posteriormente, ainda que mínimas.
É possível identificar uma pessoa que realizou a rinoplastia?
Mito! Caso a rinoplastia seja realizada por um cirurgião plástico especializado não será possível que outras pessoas identifiquem que a cirurgia no nariz foi feita. As cicatrizes são discretas e ficam próximas às dobras naturais da pele.
O nariz pode mudar com o passar dos anos?
Verdade, mas não precisa se preocupar, porque esse processo é natural e ocorre independentemente da realização da cirurgia no nariz.
O que ocorre é que nariz é composto principalmente por cartilagem (assim como a orelha) e ela tende a crescer e se tornar mais fraca, o que pode resultar em uma ponta nasal caída com o passar dos anos.
O resultado da cirurgia do nariz é imediato?
Mito! A rinoplastia tem um pós-operatório dividido em várias fases de acordo com a evolução do quadro, de forma que o resultado da cirurgia não pode ser visto de imediato.
Em geral, apesar de já poder ver o resultado em alguns meses, o edema (inchaço) pode durar entre seis e 12 meses, sendo que alguns pacientes podem demorar mais ou menos para ver o resultado.
O pós-operatório é muito dolorido?
Mito! Apesar de muitas pessoas associarem os efeitos colaterais do pós-operatório da rinoplastia com dor — como edemas, roxidão e hematomas — esses sinais são decorrentes do trauma cirúrgico durante o procedimento e não causam dor na recuperação.
Agora, após entender os mitos e verdades sobre a cirurgia no nariz você pode decidir se essa cirurgia plástica é a que melhor atende às suas expectativas. Lembre-se sempre da importância de buscar um cirurgião plástico de confiança para conduzir todo o tratamento.
Marque uma consulta com o Dr. Leandro Pellarin e saiba mais sobre o procedimento!
Fontes:
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP);
Clínica de Cirurgia Plástica – Dr. Leandro Pellarin.