Mitos e Verdades sobre a Cirurgia no Nariz

Mulher com ataduras depois de cirurgia no nariz

A cirurgia no nariz entrega resultados satisfatórios aos pacientes, mas é preciso conhecer quais são os mitos e verdades mais difundidos sobre o procedimento antes de decidir por ele

A cirurgia no nariz, ou rinoplastia, está entre as cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil sendo favorita entre as mulheres e os homens. O crescimento da procura pelo procedimento, no entanto, deve ser acompanhado de um maior acesso às informações sobre o tema.

Em geral, a cirurgia no nariz é realizada para alcançar expectativas estéticas quando o paciente tem insatisfações relacionadas ao tamanho, formato, projeção da ponta ou outras características nasais.

A seguir conheça 8 mitos e verdade sobre a cirurgia no nariz e tenha informações confiáveis antes de decidir por essa intervenção cirúrgica.

8 mitos e verdades sobre a cirurgia no nariz

Compreender o que é mito e verdade antes de realizar uma rinoplastia é fundamental para uma decisão mais consciente, mas lembre-se que todas as suas dúvidas devem ser esclarecidas na consulta de avaliação pelo cirurgião plástico escolhido.

A rinoplastia é uma cirurgia complexa?

Verdade! A rinoplastia envolve as estruturas nasais internas que são muito sensíveis, o que faz dessa cirurgia plástica bastante complexa durante a execução, principalmente se alterações mais significativas forem realizadas.

Por essa razão é importante escolher um cirurgião plástico de confiança, que seja especializado e tenha experiência na técnica e seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

É possível ficar com o nariz igual ao de uma celebridade?

Mito! Uma das ideias mais difundidas em relação à rinoplastia é que tudo é possível, inclusive ficar com o nariz igual ao de uma referência famosa.

No entanto, essa ideia não é verdadeira e apenas o cirurgião plástico, após a avaliação individual, poderá determinar quais alterações são possíveis considerando os desejos do paciente, mas também suas características nasais e faciais.

A cirurgia do nariz pode melhorar a respiração?

Verdade! A cirurgia no nariz tem como uma das principais vantagens a possibilidade de melhorar a respiração — e até mesmo diminuir o ronco — quando são associados procedimentos específicos para isso, como a septoplastia para correção do desvio de septo.

As cicatrizes da rinoplastia são internas?

Mito! Muitas pessoas acreditam que a rinoplastia não resulta em cicatrizes aparentes e, até pode ser o caso se for usada a rinoplastia fechada, no entanto, essa opção é pouco usual devido às limitações proporcionadas e é frequente a opção pela rinoplastia aberta.

Ainda assim, mesmo na rinoplastia fechada, são necessárias incisões internas que vão gerar cicatrizes posteriormente, ainda que mínimas.

É possível identificar uma pessoa que realizou a rinoplastia?

Mito! Caso a rinoplastia seja realizada por um cirurgião plástico especializado não será possível que outras pessoas identifiquem que a cirurgia no nariz foi feita. As cicatrizes são discretas e ficam próximas às dobras naturais da pele.

O nariz pode mudar com o passar dos anos?

Verdade, mas não precisa se preocupar, porque esse processo é natural e ocorre independentemente da realização da cirurgia no nariz.

O que ocorre é que nariz é composto principalmente por cartilagem (assim como a orelha) e ela tende a crescer e se tornar mais fraca, o que pode resultar em uma ponta nasal caída com o passar dos anos.

O resultado da cirurgia do nariz é imediato?

Mito! A rinoplastia tem um pós-operatório dividido em várias fases de acordo com a evolução do quadro, de forma que o resultado da cirurgia não pode ser visto de imediato.

Em geral, apesar de já poder ver o resultado em alguns meses, o edema (inchaço) pode durar entre seis e 12 meses, sendo que alguns pacientes podem demorar mais ou menos para ver o resultado.

O pós-operatório é muito dolorido?

Mito! Apesar de muitas pessoas associarem os efeitos colaterais do pós-operatório da rinoplastia com dor — como edemas, roxidão e hematomas — esses sinais são decorrentes do trauma cirúrgico durante o procedimento e não causam dor na recuperação.

Agora, após entender os mitos e verdades sobre a cirurgia no nariz você pode decidir se essa cirurgia plástica é a que melhor atende às suas expectativas. Lembre-se sempre da importância de buscar um cirurgião plástico de confiança para conduzir todo o tratamento.

Marque uma consulta com o Dr. Leandro Pellarin e saiba mais sobre o procedimento!

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP);

Clínica de Cirurgia Plástica – Dr. Leandro Pellarin.

Médico utiliza caneta para fazer marcações de mulher

Como é feito o Lifting Facial?

O lifting facial é capaz de amenizar flacidez, rugas e sulcos faciais, proporcionando o rejuvenescimento da face. Muitas …

Mulher com ataduras depois de cirurgia no nariz

Mitos e Verdades sobre a Cirurgia no Nariz

A cirurgia no nariz entrega resultados satisfatórios aos pacientes, mas é preciso conhecer quais são os mitos e verdades …

O que é rinoplastia?

O que é rinoplastia?

A rinoplastia corrige imperfeições no nariz, tanto estéticas quanto relacionadas à funcionalidade respiratória. Para …