O que é a rinoplastia em nariz negroide?

O que é a rinoplastia em nariz negroide?

Rinoplastia do nariz negroide contribui para a autoestima do paciente e é realizada sempre de acordo com as individualidades do paciente para garantir um resultado harmônico em relação à face

A cirurgia plástica do nariz negroide tem como objetivo atender às necessidades de pessoas de ascendência negra que estejam insatisfeitas com o formato do nariz.

O procedimento já foi bastante polêmico devido à afirmação de que seguir os padrões estéticos causava rejeição em pessoas com características diferentes, seja devido à etnia, genética ou outras questões.

É importante destacar que uma pesquisa realizada no Ambulatório de Rinoplastia do Hospital São Paulo concluiu que a rinoplastia para nariz negroide proporciona um aumento da autoestima em pacientes submetidos à técnica, pois amplia às possibilidades das pessoas insatisfeitas, mas não impõe um padrão estético irreal.

O que é um nariz negroide?

Inicialmente, é preciso esclarecer o que é um nariz negroide e quais as características desse tipo de estética nasal. As particularidades do nariz negroide referem-se a alguns elementos estéticos, como:

  • Base do nariz larga;
  • Dorso nasal curto, baixo e pouco projetado;
  • Narinas maiores e horizontalizadas;
  • Ponta nasal mais arredondada e com pouca projeção;
  • Pele nasal mais espessa;
  • Cartilagens alares, das asas nasais, mais largas e sem muita rigidez.

Essas características nasais fazem parte de uma herança genética, sendo necessário que o paciente atenda ao menos alguns desses aspectos estéticos para ser considerado dono de um nariz negroide.

Um elemento central a ser avaliado antes da rinoplastia em nariz negroide é o tipo de insatisfação do paciente com a estética do nariz.

O que pode ser considerado um nariz bonito é extremamente subjetivo, até mesmo porque as referências estéticas de cada pessoa são distintas. Por isso, um dos critérios que devem ser respeitados é a harmonia do nariz em relação ao rosto e estrutura facial como um todo.

Quais são as características da rinoplastia em nariz negroide?

O processo de rinoplastia em nariz negroide deve ter início no pré-operatório, etapa na qual o paciente informa quais são suas intenções e insatisfações ao cirurgião plástico. O especialista, por sua vez, examina qual a extensão das alterações requisitadas e identifica a conduta ideal para o caso.

A cirurgia para alterar o nariz negroide tem diversas particularidades, sendo necessário que o cirurgião plástico conheça as especificidades étnicas desse tipo de nariz apresentadas anteriormente.

Essas características, como dorso baixo, cartilagens fracas, asas maiores e outras, tornam necessário que haja um diálogo honesto entre paciente e cirurgião plástico para que sejam avaliadas quais alterações desejadas são possíveis para não descaracterizar a face.

Muitas vezes, o incômodo do paciente pode estar mais atrelado a um ou outro aspecto do nariz, fazendo com que as alterações sejam mais pontuais. Algumas das mudanças mais comuns são:

  • Reduzir o tamanho das asas nasais;
  • Mudar a projeção da ponta com auxílio de próteses ou enxertos de outros tecidos do próprio paciente;
  • Aumentar o dorso nasal, tornando o nariz mais alongado e projetado em relação à face;
  • Afinar a ponta nasal, aumentando a projeção;
  • Alterar a projeção da columela;
  • Reforçar as cartilagens nasais para amenizar obstruções respiratórias.

O paciente pode optar tanto por uma dessas alterações como por associar algumas delas para ter um resultado mais alinhado com as suas expectativas. Um aspecto relevante da avaliação da rinoplastia em nariz negroide é a preservação da identidade étnica do paciente, buscando sempre a harmonia do nariz em relação à face.

Assim como outros tipos de rinoplastia, é essencial que a avaliação seja realista para não descaracterizar o paciente ou buscar referências irreais que podem comprometer não apenas a harmonia facial, mas também à estrutura respiratória do paciente.

A técnica normalmente utilizada é a rinoplastia aberta, por propiciar melhor visão das estruturas nasais. A incisão é realizada na base das asas nasais ou pela columela, de acordo com as mudanças que serão feitas.

O paciente recebe alta hospitalar no mesmo dia, mas deve seguir com os cuidados pós-operatórios para alcançar resultados satisfatórios, sendo que a cicatrização completa de uma rinoplastia pode levar até 12 meses.

Como decidir pela rinoplastia em nariz negroide?

A decisão pela rinoplastia em nariz negroide deve ser feita em conjunto com um cirurgião plástico de confiança, que vai avaliar as particularidades do caso e definir se essa cirurgia plástica é a que melhor atende às expectativas do paciente.

Para que a intervenção seja indicada, o especialista faz uma avaliação da saúde física e emocional do paciente. Um exemplo é no alinhamento das expectativas, pois o candidato deve estar consciente das reais possibilidades de alterações estéticas por meio da cirurgia plástica.

Além disso, outra situação na qual a rinoplastia pode ser indicada é quando o paciente apresenta dificuldades respiratórias, como em decorrência do desvio de septo — sendo associada à septoplastia — ou fraqueza das cartilagens nasais, demandado reforço dos tecidos.

A avaliação para atendimento às demandas estéticas e funcionais será feita pelo cirurgião plástico, sempre considerando os desejos do paciente.

Como visto, a rinoplastia em nariz negroide é uma forma de aumentar a autoestima e satisfação pessoal para pacientes com essas características nasais e que acreditam que essa estética interfira em uma harmonização facial mais satisfatória.

Por meio da rinoplastia, o cirurgião plástico busca sempre entregar um resultado mais natural, harmônico com a face e que respeite as qualidades individuais do paciente, nunca o descaracterizando por meio do procedimento cirúrgico.

A rinoplastia em nariz negroide possui várias particularidades que devem ser consideradas pelo profissional escolhido que deve ser qualificado e ter experiência nesse tipo de caso. Agende uma consulta e saiba mais!

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;

Dr. Leandro Pellarin.

Comments for this post are closed.
Imagem mostra mulher com bisturi próximo a região dos olhos - levantar a sobrancelha

Quais as principais técnicas para levantar a sobrancelha?

A busca por traços harmoniosos no rosto é muito comum para homens e mulheres Quando a elasticidade na região da testa …

Mulher sendo atendida em consultório - cirurgia plástica no inverno

6 razões para fazer uma cirurgia plástica no inverno

Os meses de frio oferecem benefícios melhores que outras estações, permitindo uma recuperação mais confortável. Realizando …

Lipoaspiração facial - Mulher apertando com os dedos a região da papada

Lipoaspiração facial: quando realizar?

A lipoaspiração facial é recomendada para pacientes que não apresentam flacidez ou que a apresentem em grau leve Com …