O que é a rinoplastia em nariz negroide?

O que é a rinoplastia em nariz negroide?

A cirurgia plástica do nariz negroide tem como objetivo atender às necessidades de pessoas de descendência negra que estejam insatisfeitas com o formato do nariz.

O procedimento já foi bastante polêmico devido à afirmação de que seguir os padrões estéticos causava rejeição em pessoas com características diferentes, seja devido à etnia, genética ou outras questões.

É importante destacar que uma pesquisa realizada no Ambulatório de Rinoplastia do Hospital São Paulo chegou à conclusão de que a rinoplastia para nariz negroide proporciona um aumento da autoestima em pacientes submetidos à técnica.

Quais as características da rinoplastia em nariz negroide?

O processo de rinoplastia no nariz negroide deve ter início no pré-operatório, onde o paciente informa quais são suas intenções ao cirurgião plástico, e este deve examinar qual a extensão das alterações requisitadas e qual a conduta ideal para o caso.

A cirurgia para alterar o nariz negroide tem diversas particularidades, pois é necessário que o cirurgião plástico conheça as especificidades étnicas deste tipo de nariz, que podem incluir:

  • dorso baixo;
  • base nasal mais larga e com narinas grandes;
  • pele mais espessa;
  • ponta arredondada e com menor projeção;
  • cartilagens largas e fracas.

Essas características tornam necessário que haja um diálogo honesto entre paciente e cirurgião plástico para que avaliem quais alterações são desejadas e possíveis para não descaracterizar a face. Muitas vezes, o incômodo do paciente pode estar mais atrelado a um ou outro aspecto do nariz, fazendo com que as alterações sejam mais pontuais.

No geral, o objetivo com a cirurgia plástica pode variar bastante para os pacientes, sendo importante analisar se as alterações desejadas são possíveis para não prejudicar as estruturas do nariz e alcançar um resultado mais satisfatório e natural. Algumas das mudanças mais comuns são:

  • reduzir o tamanho das asas nasais;
  • mudar a projeção da ponta com auxílio de próteses;
  • aumentar o dorso nasal, tornando o nariz mais retilíneo;
  • afinar a ponta, deixando-a mais delicada etc.

O paciente pode optar tanto por uma dessas alterações como por associar algumas delas para ter um resultado mais alinhado com as suas expectativas.

A técnica normalmente utilizada é a rinoplastia aberta, por propiciar melhor visão das estruturas nasais. A incisão é realizada na base das asas nasais ou pela columela, de acordo com as mudanças que serão feitas. No caso de aumentar a projeção da ponta são usados enxertos de cartilagem septal e para alteração do dorso pode-se optar por cartilagem autóloga ou prótese.

A melhor conduta deverá ser avaliada pelo cirurgião plástico em conjunto com o paciente. A rinoplastia em nariz negroide possui várias particularidades que devem ser consideradas pelo profissional escolhido que deve ser qualificado e ter experiência neste tipo de caso.

 

Comments for this post are closed.
Paciente com as marcações para a cirurgia de lipoaspiração

Tudo sobre a cirurgia de lipoaspiração

O objetivo de manter um corpo mais escultural e livre das gorduras localizadas é o que motiva muitas pessoas a buscarem …

Paciente em avaliação médica para cirurgia de abdominoplastia

Cirurgia de abdominoplastia

A cirurgia de abdominoplastia é uma técnica cada vez mais procurada por homens e mulheres que desejam um desenho corporal …

Mulher medindo os seios após mamoplastia

Tudo sobre mamoplastia

Mamoplastia consiste em toda cirurgia plástica responsável por modificar o formato das mamas. Essa cirurgia tem o objetivo …