O que é facelifting e para quem é indicado?

Mulher estica o pescoço e o toca com a mão

O tempo pode ser um dos maiores inimigos da pele, principalmente da face. Embora todos estejamos sujeitos ao envelhecimento facial, atualmente exigem diversas técnicas que ajudam a minimizar os efeitos da idade, como o facelifting.

A ritidoplastia, popularmente conhecida como facelifting ou lifting facial, é uma das técnicas de cirurgia plástica mais procuradas no País segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), figurando no 9º lugar. Os pacientes buscam, por meio dessa intervenção, diminuir a flacidez, rugas e linhas de expressão.

O que é o facelifting?

Como dito anteriormente, a ritidoplastia é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo melhorar os sinais de envelhecimento da pele do rosto.

O facelifting pode ser executado junto de outras técnicas, como o lifting de testa, corrigindo a flacidez ou testa franzida, e blefaroplastia, rejuvenescendo os olhos. A possibilidade e execução destes procedimentos devem ser discutidas com antecedência com o cirurgião plástico.

É importante que o paciente tenha conhecimento de que o facelifting não impede o processo de envelhecimento, sendo apenas responsável por melhorias estéticas.

Como a cirurgia é feita?

Como em qualquer outra cirurgia plástica, inicialmente é administrada a anestesia. No caso do facelifting, as opções incluem sedação intravenosa e anestesia geral, no qual a escolha fica a critério do médico.

Tradicionalmente, na ritidoplastia é realizada uma incisão no couro cabeludo na região temporal — próximo à orelha —, continuando em torno da orelha e finalizando na parte inferior do couro cabeludo. Uma segunda incisão na região do queixo pode ser necessária, com o objetivo de melhorar o aspecto do pescoço.

Para fechar essas incisões, podem ser usadas suturas (pontos cirúrgicos) ou adesivos de pele. Dependendo das melhorias estéticas que o paciente procura, podem ser realizadas outras duas alternativas de ritidoplastia, denominadas:

  • Facelifting com incisão limitada;
  • Lifting de pescoço.

Lembrando que a decisão pelo melhor procedimento é de responsabilidade do cirurgião plástico.

Cicatrização e resultados

O facelifting deixa cicatrizes. Entretanto, elas são facilmente escondidas no couro cabeludo e nos contornos naturais do rosto e do ouvido, evitando qualquer desconforto estético da paciente — embora seja necessário compreender que a existência de cicatrizes são inevitáveis em procedimentos cirúrgicos.

Pode levar alguns meses até que o inchaço desapareça e seja possível visualizar os resultados da cirurgia. Apenas após 6 meses de cirurgia as linhas da incisão apresentam aparência normal.

Para manter um melhor resultado do facelifting, o paciente deve realizar constantemente a proteção solar do rosto, o que também garante outros benefícios para a pele, minimizando o envelhecimento.

Outra maneira é adquirindo um estilo de vida saudável, prolongando os resultados da cirurgia e mantendo uma maior qualidade de vida.

Para quem o facelifting é indicado?

O facelifting é indicado tanto para mulheres quanto homens que apresentem 40 anos ou mais e que desejam melhorar sua aparência esteticamente, fazendo com que os sinais de envelhecimento da pele se tornem mais imperceptíveis.

É importante que o paciente tenha conhecimento que o facelifting não impede que esses sinais apareçam na pele. Portanto, o paciente só deve procurar pelo procedimento quando apresentar os efeitos da idade avançada.

A cirurgia só é possível para pacientes que são fisicamente saudáveis, e que não fazem uso de medicamentos, drogas, álcool e cigarros. Embora seja necessário e responsável que o paciente ofereça um relatório médico e detalhe seu estilo e hábitos de vida, ele obrigatoriamente será submetido a exames que verificam fatores de risco e garantem que o indivíduo se encontra apto a realizar o procedimento.

Outro ponto que deve ser mencionado é que, por mais que o facelifting promova o rejuvenescimento dos sinais de idade avançada, o procedimento não tem como objetivo algo superficial, não realizando uma diminuição aparente da idade do paciente, mas sim resolvendo os incômodos estéticos que o acometem com a idade.

Para que não ocorra nenhuma insatisfação com os resultados ou mal compreendimento do objetivo do facelifting, o paciente deve conversar com seu cirurgião alinhando suas expectativas com as possibilidades que o procedimento pode oferecer.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica — Regional Santa Catarina;

Clínica de Cirurgia Plástica Dr. Leandro Pellarin.

Antes e depois da rinoplastia: tire suas dúvidas sobre a cirurgia

Cuidados antes e depois da Rinoplastia

A atenção à rinoplastia antes e depois é fundamental para obter melhores resultados com esse procedimento estético muito …

Rinoplastia Masculina - Saiba mais sobre essa cirurgia plástica procurada por homens

Saiba mais sobre a Rinoplastia Masculina

A cirurgia plástica do nariz é o segundo procedimento estético mais realizado pelos homens no Brasil, demonstrando o quanto …

Rosto feminino com marcas de rejuvenescimento

Cirurgia de Facelifting: Principais dúvidas

A cirurgia de facelifting, também chamada de lifting facial ou ritidoplastia é um dos procedimentos estéticos mais buscados …