O que é hipertrofia de cornetos?

Hipertrofia de cornetos: Mulher com a mão no nariz

A respiração é um fator indispensável para o bem-estar, impactando diretamente na qualidade do sono e na disposição para lidar com a rotina cada vez mais corrida. Por isso, quando a pessoa sente dificuldades para respirar sua qualidade de vida fica automaticamente prejudicada. Uma das condições que podem desencadear esse quadro é a hipertrofia de cornetos.

Também conhecida como hipertrofia das conchas nasais, a hipertrofia de cornetos caracteriza-se pelo tamanho avantajado dos cornetos nasais, provocando uma obstrução que impede o indivíduo de respirar normalmente. Confira a seguir como ocorre a hipertrofia das conchas nasais, quais são os principais sintomas e quais são os protocolos médicos adotados nessa situação.

Como ocorre a hipertrofia de cornetos?

A estrutura do nariz é formada por três cornetos (inferior, superior e médio) localizados em cada narina. As conchas nasais — ou carne esponjosa, como é conhecido popularmente — são formadas por osso, tecido esponjoso e mucosa e são responsáveis por aquecer e umidificar o ar inspirado pelas narinas que será levado para os pulmões.

A hipertrofia de cornetos acontece quando as conchas nasais possuem um tamanho que dificulta o funcionamento nasal adequado, tornando a passagem do ar mais estreita. Geralmente, a anomalia atinge o corneto inferior, porém, qualquer um dos três pode apresentar a hipertrofia.

Outros fatores que estão relacionados com a hipertrofia das conchas nasais são a rinite alérgica, o desvio de septo, entre outras inflamações crônicas nasais.

Quais são os sintomas da hipertrofia das conchas nasais?

Os principais sintomas da hipertrofia de cornetos são:

  • Pigarro;
  • Boca seca;
  • Obstrução nasal;
  • Ronco em excesso;
  • Secreção excessiva;
  • Episódios recorrentes de crises alérgicas.

Como é feito o diagnóstico?

O paciente que chega ao consultório com sintomas de hipertrofia de cornetos realizará uma série de exames para avaliar o quadro e obter o tratamento mais adequado. Nessa investigação, o profissional observará possíveis malformações congênitas, alterações anatômicas na estrutura nasal, edemas ou infecções que possam ter originado o quadro.

Além do exame da cavidade nasal, que pode ser feito em consultório, o médico pode solicitar outras análises laboratoriais tais como a endoscopia nasal, rinoscopia, espéculo otológico — sobretudo para as crianças —, tomografia computadorizada, a técnica do espelho de Glatzel, entre outros exames.

Hipertrofia de cornetos: Nariz feminino
Imagem: Shutterstock

Qual é o tratamento para hipertrofia de cornetos?

Com o resultado da avaliação diagnóstica em mãos o médico estabelecerá o tratamento mais indicado para o caso, que pode ser clínico ou cirúrgico dependendo da gravidade do quadro. Saiba mais sobre essas abordagens a seguir:

Tratamento clínico

Essa abordagem é comumente utilizada nos casos em que a hipertrofia das conchas nasais está atrelada a condições que podem ser tratadas com medicamentos, como é o caso da rinite alérgica. Portanto, o tratamento terá como objetivo amenizar os sintomas da rinite alérgica para melhorar a obstrução nasal e reduzir o tamanho dos cornetos que desencadearam a hipertrofia.

Os medicamentos para tratamento da rinite alérgica podem ser administrados por via oral ou local. Paralelamente ao tratamento medicamentoso, feito principalmente com os corticosteroides tópicos, é importante que o paciente auxilie no processo evitando as situações que provocam as crises de rinite alérgica.

Tratamento cirúrgico

Quando o tratamento feito com remédios não proporciona o resultado esperado é comum o médico considerar a cirurgia plástica no nariz. A mesma abordagem é utilizada em casos nos quais o nível de obstrução está bastante elevado. Confira abaixo quais são os principais tratamentos cirúrgicos da hipertrofia de cornetos:

  • Ressecção parcial dos cornetos: nesta técnica o objetivo é desobstruir a passagem de ar por meio da retirada parcial do corneto que apresentou um volume excessivo. O procedimento é feito com a rinoplastia e é indicado para os casos mais graves de hipertrofia das conchas nasais. Também é chamado de turbinectomia parcial ou turbinoplastia.
  • Cauterização de cornetos: a cirurgia consiste em cauterizar eletricamente o corneto que apresenta tamanho acima do habitual, promovendo sua diminuição e permitindo que o paciente respire melhor. A cauterização costuma ser associada a rinoplastia estética e é recomendada nos casos leves e moderados.
  • Septoplastia: abordagem utilizada nos casos de hipertrofia de cornetos em decorrência do desvio de septo. A cirurgia corrige o desvio de septo e oferece ao paciente uma respiração mais adequada.

É importante destacar que tais tratamentos podem ser combinados com alterações estéticas caso este seja o desejo do paciente. Por exemplo: caso o indivíduo com hipertrofia das conchas nasais queira melhorar a giba nasal, é possível se submeter a uma rinoplastia na qual o cirurgião plástico proporcionará os benefícios estéticos e funcionais do nariz.

A hipertrofia de cornetos deve ser acompanhada e tratada por um médico de confiança tão logo os sintomas se manifestam. Dessa forma, o paciente pode recuperar sua qualidade de vida e até melhorar alguns aspectos estéticos do nariz. Caso queira saber mais sobre os benefícios da rinoplastia para a funcionalidade e aparência do nariz, entre em contato e agende uma consulta.

Fontes:

Fundação Otorrinolaringologia (FORL)

Brazilian Journal of Health and Biomedical Sciences (BJHBS).

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marcação nos olhos de paciente para realização de cirurgia das pálpebras

Entenda a Cirurgia das Pálpebras

A cirurgia das pálpebras é um procedimento chamado no âmbito da medicina de blefaroplastia, sendo um tratamento que pode …

Cicatriz do lifting facial ajustada

Cicatriz do Lifting Facial

Hoje em dia existem diversas técnicas rejuvenescedoras que não são tão invasivas quanto uma cirurgia tradicional. Uma …

Rosto de mulher depois de cirurgias de rejuvenescimento facial

Cirurgias Plásticas que promovem o Rejuvenescimento Facial

O rejuvenescimento facial é o objetivo de muitas pessoas que buscam por cirurgias plásticas, sendo que esses tratamentos …