Início »
A rinoplastia secundária, também conhecida como rinoplastia de revisão ou correção, é o procedimento realizado em pacientes que já foram submetidos a cirurgias plásticas nasais, mas não tiveram os resultados desejados, realizando um novo procedimento para alcançar os objetivos estéticos ou funcionais almejados.
A rinoplastia secundária é considerada por alguns cirurgiões plásticos como uma cirurgia mais complexa devido às estruturas e características anatômicas do nariz terem sido alteradas previamente, o que exige que o profissional lide com tecido cicatricial e menos cartilagem para modelar o nariz.
quando realizar a rinoplastia secundária?
Assim como na rinoplastia primária, a versão secundária do procedimento pode ser realizada quando o paciente está insatisfeito com aspectos estéticos ou funcionais do nariz. É comum que, ao apresentar interesse por uma nova rinoplastia, os pacientes sejam motivados pelas seguintes situações:
problemas na primeira cirurgia, como procedimento mal-executado pelo médico responsável, resultando em sequelas indesejadas pelo paciente, como tortuosidades no nariz, assimetrias, dorso baixo, projeção ruim da ponta, etc. Também podem ter ocorrido problemas funcionais, como obstrução, dificuldade para respirar e outros;
quando a primeira cirurgia não agrada ao paciente e, apesar de não terem ocorrido erros técnicos por parte do profissional, o resultado não foi satisfatório. Essa situação pode ser motivada por um problema de comunicação entre médico e paciente, com diferenças entre as expectativas e a realidade do procedimento.
Para evitar que a rinoplastia secundária apresente problemas de alinhamento entre a expectativa do paciente e as possibilidades da técnica, é importante conversar honestamente com o cirurgião plástico responsável sobre os objetivos a serem atingidos com o procedimento. Também é importante realizar todas as consultas e avaliações pré-cirúrgicas para garantir um resultado mais satisfatório.
O especialista em rinoplastia avaliará se a rinoplastia secundária é de fato o procedimento mais adequado e se as mudanças estéticas pretendidas pelo paciente podem ser atendidas pela cirurgia. Caso esse retorno seja positivo e o paciente esteja com o quadro de saúde apropriado, poderá ser agendada a rinoplastia secundária.
após quanto tempo posso realizar a rinoplastia secundária?
Não há uma definição obrigatória de quanto tempo o paciente precisa esperar entre a rinoplastia anterior e a de correção. Durante a cicatrização da rinoplastia ainda podem ocorrer alterações estéticas e funcionais no nariz, sendo imprescindível aguardar a recuperação completa do paciente antes que ele seja submetido a um novo procedimento. No geral, entretanto, a rinoplastia secundária não é realizada antes de um ano após o procedimento inicial.
O paciente deve aguardar a cicatrização total do primeiro procedimento para certificar-se de que deseja ser submetido novamente à técnica. Isso é importante, pois as estruturas nasais podem ser alteradas mesmo depois do período de repouso imediato. Caso decida por fazer a correção da rinoplastia, deve-se procurar um cirurgião plástico experiente, com especialidade em rinoplastia, que seja de confiança.
Para garantir que o paciente esteja apto a passar novamente pela cirurgia, o profissional solicita uma série de exames, além de tentar entender quais aspectos da primeira cirurgia não foram satisfatórios.
Assim, ao ser submetido à rinoplastia secundária, o paciente poderá ter um resultado mais alinhado com o esperado inicialmente. Para o médico, esse procedimento apresenta mais limitações, pois o tecido cicatricial e a redução da cartilagem restringem as possibilidades. No entanto, essa questão deverá ser abordada com o cirurgião plástico antecipadamente.