O que é rinoplastia secundária?

O que é rinoplastia secundária?

A rinoplastia secundária, também conhecida como rinoplastia de revisão ou correção, é o procedimento realizado em pacientes que já foram submetidos a cirurgias plásticas nasais, mas não tiveram os resultados desejados, realizando um novo procedimento para alcançar os objetivos estéticos ou funcionais almejados.

O procedimento é considerado por alguns cirurgiões plásticos como uma cirurgia mais complexa devido às estruturas e características anatômicas do nariz terem sido alteradas previamente, o que exige que o profissional lide com tecido cicatricial e menos cartilagem para modelar o nariz.

Quando realizar a rinoplastia secundária?

Assim como na rinoplastia primária, a versão secundária do procedimento pode ser realizada quando o paciente está insatisfeito com aspectos estéticos ou funcionais do nariz. É comum que, ao apresentar o interesse em uma nova rinoplastia os pacientes sejam motivados pelas seguintes situações:

  • problemas na primeira cirurgia, como procedimento mal executado pelo médico responsável, resultando em sequelas indesejadas pelo paciente, como tortuosidades no nariz, assimetrias, dorso baixo, projeção ruim da ponta etc. Também podem ter ocorrido problemas funcionais, como obstrução, dificuldade para respirar e outros;
  • quando a primeira cirurgia não agrada ao paciente e, apesar de não terem ocorrido erros técnicos por parte do profissional, o resultado não foi satisfatório. Essa situação pode ser motivada por um problema comunicacional entre médico e paciente, com diferenças entre as expectativas e a realidade do procedimento.

Para evitar que a rinoplastia secundária apresente problemas de alinhamento entre a expectativa do paciente e as possibilidades da técnica, é importante conversar honestamente com o cirurgião plástico responsável sobre quais os objetivos a serem atingidos com o procedimento. Também é importante realizar todas as consultas e avaliações pré-cirúrgicas para garantir um resultado mais satisfatório.

O especialista em rinoplastia vai avaliar se a rinoplastia secundária é de fato o procedimento mais adequado e se as mudanças estéticas almejadas pelo paciente podem ser atendidas pela cirurgia. Caso esse retorno seja positivo e o paciente esteja com o quadro de saúde apropriado, poderá ser agendada a rinoplastia secundária.

Após quanto tempo posso realizar a rinoplastia secundária?

Não há uma definição obrigatória de quanto tempo o paciente precisa esperar entre a rinoplastia anterior e a de correção, pois durante a cicatrização da rinoplastia ainda podem ocorrer alterações estéticas e funcionais no nariz, sendo imprescindível aguardar a recuperação completa do paciente antes que ele seja submetido a um novo procedimento. No geral, entretanto, a cirurgia secundária não é realizada antes de um ano depois do procedimento inicial.

O paciente deve aguardar a cicatrização total da primeira rinoplastia para certificar-se de que deseja ser submetido novamente à técnica. Isso é importante, pois as estruturas nasais podem ser alteradas mesmo depois do período de repouso imediato. Caso decida por fazer a correção da rinoplastia, deve-se procurar um cirurgião plástico experiente, com especialidade em rinoplastia e que seja de confiança.

Para garantir que o paciente já está apto a passar novamente pela cirurgia, o profissional vai solicitar uma série de exames, além de tentar entender quais aspectos da primeira tentativa não foram satisfatórios.

Assim, ao ser submetido à rinoplastia secundária, o paciente poderá ter um resultado mais alinhado com o esperado inicialmente. Para o médico, esse procedimento apresenta mais limitações, pois o tecido cicatricial e a redução da cartilagem restringem as possibilidades. No entanto, essa questão deverá ser abordada com o cirurgião plástico antecipadamente.

Comments for this post are closed.
Cicatriz da abdominoplastia: Cirurgião examinando uma mulher

Como fica a cicatriz da abdominoplastia?

É comum que os pacientes tenham dúvida em relação à cicatriz da abdominoplastia. Por se tratar de um procedimento de …

Recuperação da blefaroplastia: Mulher se preparando para cirurgia

Como é a recuperação da blefaroplastia?

A recuperação da blefaroplastia é tida como simples, basta o paciente seguir as orientações do pós-operatório que …

Tudo sobre Lipo de Papada

A lipo de papada é um tratamento muito procurado pelos pacientes que desejam melhorar o contorno do rosto, deixando-o mais …