O que é rinoplastia?

O que é rinoplastia?

A rinoplastia corrige imperfeições no nariz, tanto estéticas quanto relacionadas à funcionalidade respiratória.

Para entender o que é rinoplastia, é necessário saber quais são os objetivos desta intervenção: o procedimento a correção de eventuais aspectos estéticos do nariz, proporcionando a melhora em sua aparência e proporção, realçando a harmonia facial do paciente. A cirurgia também é capaz de corrigir problemas funcionais que podem estar acometendo o paciente.

A cirurgia plástica de nariz pode ser feita em pacientes a partir dos 15 anos, já que nesta idade o desenvolvimento facial está completo.

O que é rinoplastia estética?

A rinoplastia estética tem como objetivo realizar correções na aparência do nariz do paciente, devolvendo sua autoestima e confiança. Dentre as melhoras que o procedimento pode oferecer, estão:

  • Redução do tamanho da saliência nasal;
  • Asas nasais mais finas;
  • Aumento ou diminuição do tamanho do nariz;
  • Melhor na projeção da ponta do nariz;
  • Obtenção de uma estrutura nasal mais fina e delicada;
  • Harmonização do nariz com o restante da face;
  • Melhora no aspecto da columela (faixa de tecido que separa as duas narinas).

Para quem deseja entender o que é rinoplastia e quando ela é indicada, portanto, podemos afirmar que embelezamento facial é um dos motivos principais na realização da cirurgia de nariz. Mas é importante ressaltar que o procedimento também pode auxiliar na melhor da saúde dos pacientes.

O que é rinoplastia funcional?

Chamamos de rinoplastia funcional quando o procedimento é indicado para casos nos quais o paciente sofre com males de saúde oriundos da estrutura do nariz. São eles:

  • Desvio de septo expressivo, o qual cause prejuízos à respiração do paciente;
  • Hipertrofia dos cornetos, também conhecida como carne esponjosa, causadora dos mais diversos problemas respiratórios.

Quando o objetivo é reverter o desvio de septo, pode-se aproveitar o episódio e também mudar aspectos estéticos do nariz. Nestes casos, a técnica é chamada de rinosseptoplastia.

Como é feita a rinoplastia?

Durante a primeira consulta, o cirurgião irá considerar a aparência e anatomia do nariz do paciente, a fim de determinar se é possível atender aos desejos por ele expressos. É fundamental que, nesta avaliação, o paciente entenda o que é rinoplastia e o que ela pode fazer por seu nariz, de modo a alinhar suas expectativas à realidade que pode ser alcançada por meio do procedimento.

Após a consulta, o cirurgião plástico irá pedir exames que constatem as condições de saúde do paciente, bem como a estrutura interna do nariz que será tratado. Feitos os exames, o próximo passo é o agendamento da cirurgia. Durante o procedimento, o cirurgião realizará incisões que permitem erguer a pele da cartilagem e do osso do nariz, fazendo as alterações necessárias.

As incisões podem ser fechadas através do uso de splints, bandagens ou steri-strips, que proporcionam maior sustentação e estabilidade para a estrutura, além de auxiliar no processo de cicatrização.

A rinoplastia leva em torno de duas horas, e é feita no paciente sob o uso de anestesia geral ou sedação intravenosa junto de anestesia local.

Pós-operatório da rinoplastia

Ainda que nos 30 primeiros dias o paciente possa ver algumas alterações significativas, os resultados definitivos da rinoplastia podem levar entre alguns meses até um ano para serem totalmente visíveis. Nas primeiras semanas do pós-operatório, é comum que surjam inchaços e edemas causados pela intervenção feita na região, em especial quando é realizada a fratura do osso nasal.

Durante este período, o paciente deve realizar repouso absoluto. Pode ser necessário o uso de medicamentos para o alívio dos desconfortos, que devem ser prescritos pelo cirurgião.

Durante o processo de recuperação, o paciente deve realizar todos os cuidados necessários — como repouso, evitar o uso de óculos, a prática de exercícios e exposição solar — além de comparecer em todas as consultas de retorno após o procedimento. É importante ressaltar que o pré-operatório é fundamental para que a cicatrização ocorra corretamente e as alterações sejam satisfatórias para o paciente.

Para saber mais detalhes sobre o procedimento e tirar suas dúvidas sobre o que é rinoplastia, seja ela estética ou funcional, entre em contato com o Dr. Leandro Pellarin e marque uma consulta!

Fontes:

Dr. Leandro Pellarin;

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Comments for this post are closed.
Médico utiliza caneta para fazer marcações de mulher

Como é feito o Lifting Facial?

O lifting facial é capaz de amenizar flacidez, rugas e sulcos faciais, proporcionando o rejuvenescimento da face. Muitas …

Mulher com ataduras depois de cirurgia no nariz

Mitos e Verdades sobre a Cirurgia no Nariz

A cirurgia no nariz entrega resultados satisfatórios aos pacientes, mas é preciso conhecer quais são os mitos e verdades …

O que é rinoplastia?

O que é rinoplastia?

A rinoplastia corrige imperfeições no nariz, tanto estéticas quanto relacionadas à funcionalidade respiratória. Para …