O que é rinoplastia?

O que é rinoplastia?

Está insatisfeito com a aparência do nariz e não sabe exatamente que tipo de procedimento é mais indicado para esses casos? A seguir vamos explicar mais sobre o que fazer nessas situações para que você entenda o que é rinoplastia.

Afinal, o que é rinoplastia?

A rinoplastia é o nome dado à cirurgia plástica do nariz quando o objetivo é corrigir aspectos estéticos. Portanto, o procedimento é indicado para pacientes que estejam insatisfeitos com a aparência nasal e desejam realizar mudanças como:

  • reduzir o tamanho da giba nasal;
  • afinar as asas nasais;
  • aumentar o nariz;
  • melhorar a projeção da ponta do nariz;
  • ter um nariz mais fino e delicado;
  • fazer com que o nariz seja mais harmonioso com o restante da face;
  • melhorar o aspecto da columela e outras.

Apesar de tantas possibilidades de alterações estéticas possíveis com a rinoplastia, a cirurgia também pode ser indicada para casos nos quais o paciente sofre com problemas funcionais na estrutura do nariz, como:

  • desvio de septo expressivo e que prejudique a respiração do paciente;
  • hipertrofia dos cornetos, causando problemas respiratórios.

Há ainda a possibilidade de unir correções estéticas e funcionais em um mesmo procedimento.  Quando o objetivo é reverter o desvio de septo e também mudar aspectos estéticos do nariz a técnica é chamada de rinosseptoplastia.

Portanto, a rinoplastia é um procedimento bastante completo e pode ser indicado para pacientes com diferentes demandas. Não à toa, essa técnica é a cirurgia plástica mais realizada no Brasil.

Como é feita a rinoplastia?

Para a realização da rinoplastia o primeiro passo é procurar por um cirurgião plástico de confiança e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Na avaliação, o paciente poderá apresentar todas as dúvidas relacionadas ao procedimento e também quais alterações estéticas deseja fazer.

O profissional vai avaliar a aparência e anatomia do nariz para determinar se é possível atingir as expectativas do paciente. Esse momento é muito importante para que a rinoplastia seja bem-sucedida.

Após essa avaliação, o médico vai solicitar alguns exames para verificar as condições de saúde do paciente e a estrutura interna do nariz, assim como analisar se há algum problema funcional que pode ser corrigido na cirurgia.

Com tudo certo com os exames, é agendada a cirurgia. O cirurgião plástico vai conversar com o paciente sobre qual a melhor conduta a ser adotada, se a rinoplastia aberta ou rinoplastia fechada. Essas diferentes técnicas divergem em relação ao local no qual as incisões são realizadas, se apenas internamente ou também externamente.

Apesar de ouvir o desejado pelo paciente, o cirurgião plástico vai optar pela técnica que apresenta maiores chances de sucesso de acordo com as alterações estéticas e funcionais que serão realizadas.

O resultado da rinoplastia pode demorar alguns meses para ser totalmente visível, sendo que as primeiras semanas são caracterizadas por inchações e edemas comuns pelo trauma sofrido na região, principalmente quando é realizada a fratura do osso nasal. Ainda assim, a técnica apresenta altos índices de satisfação, pois permite corrigir imperfeições estéticas na face, um local bastante sensível para qualquer pessoa.

A rinoplastia pode ser realizada a partir dos 15 anos em meninas e a partir dos 16 anos em meninos. A recomendação final, entretanto, deve partir do cirurgião plástico após a avaliação. Agora que você já sabe o que é rinoplastia, pode entrar em contato conosco caso esteja interessado no procedimento!

Comments for this post are closed.
Ritidectomia

Entenda o que é ritidectomia (lifting facial)

O rejuvenescimento facial é o objetivo de muitos pacientes após a meia-idade. Mas apesar dos cuidados diários e tratamentos …

Mastopexia: Mulher feliz com seu corpo

Tudo sobre mastopexia

A mastopexia é uma cirurgia plástica nos seios que promove o levantamento das mamas, deixando-as mais simétricas e definidas. …

Hipertrofia de cornetos: Mulher com a mão no nariz

O que é hipertrofia de cornetos?

A respiração é um fator indispensável para o bem-estar, impactando diretamente na qualidade do sono e na disposição …