O que fazer antes e depois da ritidoplastia?

Paciente sendo avaliada para procedimento de ritidoplastia

É muito comum as dúvidas acerca da ritidoplastia, cirurgia de rejuvenescimento facial. Veja algumas delas respondidas pelo cirurgião plástico Dr. Leandro Pellarin.

A procura por uma aparência sempre jovial faz com que os números de cirurgias plásticas, em especial as faciais, tenham aumento exponencial a cada ano. Uma delas é a de rejuvenescimento, sendo comum a pergunta no consultório: o que fazer antes e depois da ritidoplastia?

Tais questionamentos sobre o antes e depois da ritidoplastia tem relação aos cuidados, sendo o primeiro e o de maior importância, realizar todos os exames pré-operatórios. Esta medida colabora na minimização de riscos em centro cirúrgico, assim como no período de recuperação. Os exames e cuidados antes da ritidoplastia são:

  • Consulta com cirurgião plástico;
  • Hemograma completo;
  • Exames cardíacos;
  • Demais análises laboratoriais solicitadas pelo cirurgião;
  • Parar de fumar;
  • Suspender medicamentos anticoagulantes;
  • Não usar cremes faciais na véspera do procedimento;
  • Fazer jejum alimentar de oito horas – pelo menos;
  • Não utilizar maquiagens no dia da cirurgia;
  • Suspender o uso de medicamentos, conforme orientação do cirurgião.

Como é feita a ritidoplastia?

Em centro cirúrgico e com o paciente sob anestesia geral e sedação, é feita uma incisão (corte) na parte posterior da orelha direita até a parte posterior da orelha esquerda. O cirurgião removerá a pele flácida excedente, reposicionará as musculaturas faciais e fará a sutura, esticando a pele de forma a deixar o rosto levemente tensionado.

Atualmente, quanto mais natural o resultado, melhor ele é. Tanto que os cirurgiões plásticos têm sido conservadores na remoção de pele para tornar as mudanças sutis e não extremamente evidentes.

O paciente fica em observação por, no máximo, 24 horas. Depois tem alta hospitalar e deve fazer os cuidados indicados pelo cirurgião em casa.

Cuidados após o lifting facial

Devido à complexidade da ritidoplastia, também denominada de lifting facial, é imprescindível que  o paciente tenha cuidados específicos no pós-operatório.

Com a incisão de uma ponta a outra da orelha, a sutura tem tamanho proporcional e deve ser o ponto de atenção no pós-operatório. É importante a correta higienização, assim como a consulta de retorno com o cirurgião plástico – sete dias após o procedimento.

O cirurgião indicará os produtos que podem ser usados no pós-operatório, assim como uma lista de recomendações. Vamos a ela:

  • Não se expor ao sol por 30 dias. Se o fizer, use chapéu ou boné;
  • Suspender a prática de exercícios físicos durante um mês;
  • Tomar os remédios prescritos pelo médico;
  • Abrir mão do uso de cosméticos faciais nos primeiros 15 dias;
  • Usar máscara para lifting facial por três semanas;
  • Não encostar a lateral do rosto no travesseiro, por, pelo menos, 3 dias;
  • Dormir com a cabeceira da cama elevada nas primeiras 72 horas;
  • Utilizar compressas geladas para aliviar os edemas;
  • Fazer, ao menos, cinco sessões de drenagem linfática com um profissional especializado em recuperação e pós-cirurgia.

Todos esses cuidados, somados a outros tratamentos depois da cirurgia vão colaborar para que o resultado da ritidoplastia seja mais efetivo e duradouro.

Resultado: antes e depois da ritidoplastia

O questionamento mais comum é sobre os resultados da cirurgia, ou seja, o antes e depois da ritidoplastia. Antes do procedimento o paciente tem o rosto de aparência cansada, com pálpebras caídas, pés de galinha e bigode chinês acentuados, assim como flacidez evidente na face.

Após o procedimento, passado o inchaço, já é possível ver um rosto de aparência mais jovem, descansado, com menos linhas e marcas de expressão. É importante mencionar ainda a melhora da autoestima do paciente ao se olhar no espelho e se ver “mais novo”.

É muito comum pacientes se surpreenderem com o antes e depois da ritidoplastia. Logo, se quiser rejuvenescer, agende uma consulta com o cirurgião plástico Dr. Leandro Pellarin e veja se a ritidoplastia é o procedimento indicado ao seu caso.

Fontes:

Dr. Leandro Pellarin

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lipoaspiração facial - Mulher apertando com os dedos a região da papada

Lipoaspiração facial: quando realizar?

A lipoaspiração facial é recomendada para pacientes que não apresentam flacidez ou que a apresentem em grau leve Com …

Lifting de sobrancelhas - Médico fazendo marcação ao redor dos olhos da paciente

Lifting de sobrancelhas: Como é feito?

O lifting de sobrancelhas é uma opção segura e eficaz para rejuvenescer o olhar

Rinoplastia de Redução: Melhore sua autoestima

Procedimento é indicado para quem está insatisfeito com o formato do nariz e para corrigir anormalidades estruturais que …