Início »
A cirurgia plástica de rosto e pescoço permite resultados satisfatórios de rejuvenescimento facial e amenização da papada, mas essa opção deve ser avaliada por um cirurgião plástico de confiança.
A plástica de rosto e pescoço é o procedimento recomendado para rejuvenescimento da face quando o excesso de vincos, flacidez e rugas torna-se um incômodo ao paciente, podendo, inclusive, comprometer seu bem-estar e satisfação pessoal.
Optar pela cirurgia plástica de rosto e pescoço é uma decisão que deve ser tomada em conjunto com o cirurgião plástico, após uma avaliação do quadro e da conclusão de que essa abordagem seja a que melhor entregue os resultados desejados pelo paciente.
A cirurgia plástica de rosto e pescoço também pode ser chamada de lifting facial.
quais os tipos de lifting existentes e como escolher a técnica ideal?
- Lifting frontal: consiste na abordagem cirúrgica para amenizar sinais de envelhecimento na região da testa e dos olhos. Com ele, é possível suavizar rugas, linhas de expressão e flacidez;
- Lifting do terço médio: o foco é o rejuvenescimento do terço médio da face, região que vai da parte inferior dos olhos à boca. Ameniza o sulco nasogeniano, as bochechas proeminentes e melhora o contorno facial;
- Lifting do terço inferior: voltado para amenizar os sinais que vão da linha dos lábios até o pescoço, incluindo linhas de expressão da boca, flacidez e papada;
- Lifting facial completo: nesse caso, a plástica de rosto e pescoço envolve toda a face, corrigindo diferentes insatisfações do paciente. Ele pode incluir a lipoaspiração da papada para amenizar os depósitos de gordura da região, além de remover o excesso de pele que causa a flacidez.
A definição da técnica de lifting facial mais indicada depende das insatisfações relatadas pelo paciente.
Na técnica completa de cirurgia plástica de rosto e pescoço, a incisão cirúrgica é localizada na região anterior e posterior da orelha, camuflando bem a mesma e permitindo o acesso às estruturas internas para reposição dos tecidos e remoção do excesso de pele. Além disso, é feita a lipoaspiração da papada e a amenização da flacidez do pescoço.
A lipoaspiração da papada também pode ser associada, por exemplo, ao lifting frontal, no entanto, neste caso, é tratado apenas o acúmulo de gordura localizada e não a flacidez.
Portanto, são diferentes opções que devem ser conversadas com o especialista.
quais os benefícios da plástica de rosto e pescoço?
A plástica de rosto e pescoço é uma opção mais completa de rejuvenescimento da face, com resultados mais amplos. Os principais benefícios do procedimento incluem:
- Melhora do contorno facial, com redefinição do tamanho das bochechas;
- Amenização de rugas, linhas de expressão, vincos e sulcos faciais;
- Suavização da flacidez, com a remoção do excesso de pele;
- Eliminação da papada, com a associação entre lipoaspiração e remoção da pele em excesso;
- Rejuvenescimento da região dos olhos e da boca.
- Além desses benefícios, a cirurgia plástica de rosto e pescoço também promove melhorias na autoestima e na satisfação pessoal dos pacientes.
quais os cuidados antes e depois do lifting facial?
Os cuidados antes e depois do lifting facial são essenciais para resultados mais satisfatórios e para maior segurança na intervenção cirúrgica. Algumas recomendações incluem:
- Realizar a avaliação e o procedimento com um cirurgião plástico de confiança;
- Realizar os exames pré-operatórios e notificar a equipe médica em relação a doenças pré-existentes;
- Notificar a equipe médica caso tenha sintomas de gripe ou outras condições nos dias que antecedem o procedimento;
- Fazer corretamente o preparo pré-cirúrgico, incluindo jejum, interrupção do uso de medicações específicas e recomendações sobre o comparecimento ao hospital;
- Seguir corretamente as recomendações pós-operatórias, incluindo repouso, higienização da incisão cirúrgica, evitar exposição ao sol, entre outras;
- Apresentar-se no retorno médico e seguir as indicações do especialista para os meses seguintes ao procedimento.
- Os resultados da cirurgia plástica de rosto e pescoço são mais visíveis cerca de um mês após o procedimento, quando os hematomas e o inchaço pós-cirúrgico melhoram.
É importante ter consciência de que o tratamento promove o rejuvenescimento da face e do pescoço, mas não interrompe o envelhecimento, sendo fundamental associar o protocolo cirúrgico com opções de tratamento não-invasivas e diárias, como o uso do protetor solar.
Fontes:
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;
Dr. Leandro Pellarin.