Plástica de rosto e pescoço: como é feita?

demonstrativo de resultado de plástica de rosto e pescoço

Cirurgia plástica de rosto e pescoço entrega resultados satisfatórios de rejuvenescimento facial e amenização da papada, mas opção deve ser avaliada por um cirurgião plástico de confiança

A plástica de rosto e pescoço é o procedimento recomendado para rejuvenescimento da face quando o excesso de vincos, flacidez e rugas torna-se um incômodo ao paciente, podendo, inclusive, comprometer seu bem-estar e satisfação pessoal.

A opção pela cirurgia plástica de rosto e pescoço deve ser feita em conjunto com o cirurgião plástico após uma avaliação do quadro e da identificação de que essa abordagem é a que melhor entrega os resultados almejados pelo paciente.

A cirurgia plástica de rosto e pescoço também pode ser chamada de lifting facial e tem diferentes abordagens.

 

Quais os tipos de lifting existentes e como escolher a técnica ideal?

  • Lifting frontal: consiste na abordagem cirúrgica para amenizar sinais de envelhecimento na região da testa e dos olhos. Com ele, é possível suavizar rugas, linhas de expressão e flacidez;
  • Lifting do terço médio: o foco é o rejuvenescimento do terço médio da face, região que vai da parte inferior dos olhos à boca. Ameniza o sulco nasogeniano, as bochechas proeminentes e melhora o contorno facial;
  • Lifting do terço inferior: voltado para amenizar os sinais que vão da linha dos lábios até o pescoço, incluindo linhas de expressão da boca, flacidez e papada;
  • Lifting facial completo: nesse caso, a plástica de rosto e pescoço envolve toda a face, corrigindo diferentes insatisfações do paciente. Ele pode incluir a lipoaspiração da papada para amenizar os depósitos de gordura da região, além de remover o excesso de pele que causa a flacidez.

A definição da técnica de lifting facial mais indicada depende das insatisfações relatadas pelo paciente.

Na técnica completa de cirurgia plástica de rosto e pescoço a incisão cirúrgica é localizada na região anterior e posterior da orelha, camuflando bem a mesma e permitindo o acesso às estruturas internas para reposição dos tecidos e remoção do excesso de pele. Além disso, é feita a lipoaspiração da papada e a amenização da flacidez do pescoço.

A lipoaspiração da papada também pode ser associada, por exemplo, ao lifting frontal, no entanto, neste caso, é tratado apenas o acúmulo de gordura localizada e não a flacidez. Portanto, são diferentes opções que devem ser conversadas com o especialista.

Quais os benefícios da plástica de rosto e pescoço?

A plástica de rosto e pescoço é uma opção mais completa de rejuvenescimento da face, com resultados mais amplos. Os principais benefícios do procedimento incluem:

  • Melhora do contorno facial, com redefinição do tamanho das bochechas;
  • Amenização de rugas, linhas de expressão, vincos e sulcos faciais;
  • Suavização da flacidez, com a remoção do excesso de pele;
  • Eliminação da papada, com a associação entre lipoaspiração e remoção da pele em excesso;
  • Rejuvenescimento da região dos olhos e da boca.

Além desses benefícios, a cirurgia plástica de rosto e pescoço também promove melhorias na autoestima e na satisfação pessoal dos pacientes.

Quais os cuidados antes e depois do lifting facial?

Os cuidados antes e depois do lifting facial são essenciais para resultados mais satisfatórios e para maior segurança na intervenção cirúrgica. Algumas recomendações incluem:

  • Fazer a avaliação e o procedimento com um cirurgião plástico de confiança;
  • Realizar os exames pré-operatórios e notificar a equipe médica em relação a doenças pré-existentes;
  • Notificar a equipe médica caso tenha sintomas de gripe ou outras condições nos dias que antecedem o procedimento;
  • Fazer corretamente o preparo pré-cirúrgico, incluindo jejum, interrupção do uso de medicações específicas e recomendações sobre o comparecimento ao hospital;
  • Seguir corretamente as recomendações pós-operatórias, incluindo repouso, higienização da incisão cirúrgica, evitar exposição ao sol, entre outras;
  • Apresentar-se no retorno médico e seguir as indicações do especialista para os meses seguintes ao procedimento.

Os resultados da cirurgia plástica de rosto e pescoço são mais visíveis cerca de um mês após o procedimento, quando os hematomas e o inchaço pós-cirúrgico melhoram.

É importante ter consciência de que o tratamento promove o rejuvenescimento da face e do pescoço, mas não interrompe o envelhecimento, sendo fundamental associar o protocolo cirúrgico com opções de tratamento não-invasivas e diárias, como o uso do protetor solar.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;

Dr. Leandro Pellarin.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

demonstrativo de resultado de plástica de rosto e pescoço

Plástica de rosto e pescoço: como é feita?

Cirurgia plástica de rosto e pescoço entrega resultados satisfatórios de rejuvenescimento facial e amenização da papada, …

marcação para procedimento de ritidoplastia frontal

Como funciona a ritidoplastia frontal?

A ritidoplastia frontal promove o rejuvenescimento da região da testa e dos olhos, mas indicação deve ser avaliada por …

Doutor em sala de cirurgia de lipo no rosto

Existe lipo no rosto?

Procedimento é rápido e ideal para quem quer deixar o contorno facial mais definido Depois da lipoaspiração comum, a …