Quais os benefícios da rinoplastia?

Médico avalia os benefícios da rinoplastia em uma paciente

A melhora na estética facial é apenas um dos vários benefícios da rinoplastia. Este procedimento, popularmente conhecido como cirurgia plástica do nariz, é capaz de promover a melhoria funcional do nariz, a resultar na retomada da qualidade de vida do paciente.

O formato do nariz difere de uma pessoa para outra. Além da herança genética, os traumas e deformidades na região colaboram diretamente para que o nariz fique destoante em relação à face. Por isso, os benefícios da rinoplastia são cada vez mais procurados pelas pessoas, como forma de melhorar a assimetria facial.

Confira a seguir todos os benefícios da rinoplastia, conforme orientação do cirurgião plástico Dr. Leandro Pellarin.

O que é rinoplastia?

A rinoplastia é um procedimento cirúrgico que tem por objetivo corrigir a estética e a funcionalidade do nariz, deixando-o mais harmonizado com o restante do rosto. A cirurgia contempla toda a estrutura do nariz: o perfil, a largura do dorso nasal, o formato da ponta do nariz, entre outros aspectos.

Por ser tão abrangente, os benefícios da rinoplastia conseguem ir além do fator estético. Alguns dos fatores que podem ser corrigidos com a rinoplastia são:

  • Nariz achatado;
  • Desvio de septo;
  • Nariz desviado;
  • Válvulas nasais;
  • Nariz muito grande ou muito pequeno;
  • Hipertrofia das conchas;
  • Ponta nasal caída;
  • Fraturas no nariz, decorrentes de acidentes ou da prática esportiva.

Como os benefícios da rinoplastia interferem na autoestima?

Muitas pessoas passam a vida ouvindo comentários vexatórios sobre o tamanho e formato de seus narizes, sobretudo no período escolar. Com o tempo, esse desconforto pode afetar a vida social do indivíduo, fazendo com que ele evite situações em grupo e a resultar na diminuição de sua autoconfiança.

Os benefícios da rinoplastia são visíveis na autoestima do paciente porque o procedimento respeita cada anatomia facial. Ou seja: o cirurgião avaliará a estrutura do rosto e conciliará com os desejos do paciente, proporcionando uma satisfação de dentro para fora.

A melhoria estética é a principal vantagem relatada por quem faz a rinoplastia, tanto os pacientes famosos quanto os anônimos.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Academia Americana de Cirurgiões Plásticos, mais de 50% das rinoplastias feitas em 2017 foram motivadas pelo desejo das pessoas em saírem mais bonitas nas “selfies”. Isso mostra o quanto os benefícios da rinoplastia podem impactar na autopercepção do paciente.

Como os benefícios da rinoplastia interferem na funcionalidade do nariz?

A rinoplastia é um procedimento que serve para:

  • Afinar as asas nasais;
  • Reduzir ou aumentar o nariz;
  • Reduzir o calo ósseo do nariz; e
  • Afinar o nariz.

Sendo assim, a cirurgia também é vantajosa para quem tem problemas respiratórios. As pessoas que têm desvio de septo, por exemplo, podem aproveitar os benefícios da rinoplastia para respirar com mais qualidade.

Outro problema respiratório que pode ser corrigido com a rinoplastia é o ronco. Segundo um estudo feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em parceria com o Instituto do Sono, 76% dos brasileiros sofrem com distúrbios do sono, sendo que o mais comum é o ronco (25% dos casos). Neste caso, é usada a técnica combinada de rinoplastia e septoplastia, sendo denominada de rinosseptoplastia.

Quando combinados com outros procedimentos nasais, como a septoplastia, os benefícios da rinoplastia podem ser percebidos por quem tem apneia obstrutiva do sono, que é uma das principais causas do ronco.

Médico avalia os benefícios da rinoplastia em uma paciente

Como aumentar os benefícios da rinoplastia?

Uma das etapas fundamentais para se obter um resultado satisfatório após a rinoplastia é o pós-operatório. Por isso, seguir à risca as recomendações do cirurgião plástico é essencial para usufruir de todos os benefícios da rinoplastia quando a cicatrização estiver finalizada.

A cirurgia do nariz costuma ser rápida, demorando aproximadamente três horas para ser concluída. Apesar de não apresentar complicações, é importante tomar alguns cuidados tais como:

  • Não retirar o curativo para ver como a cirurgia ficou ante do período determinado pelo cirurgião;
  • Evitar exposição ao sol por um período de 60 dias. Caso seja inevitável, é imprescindível utilizar boné e aplicar protetor solar;
  • Evitar ir à praia durante os 30 dias seguintes;
  • Não se expor à friagem ou vento nas primeiras semanas;
  • Usar dois travesseiros para dormir durante uma semana;
  • Dormir de costas, com a face virada para cima, por duas semanas.;
  • Usar óculos somente com a aprovação do médico;
  • Não abaixar a cabeça;
  • Evitar esforço físico;
  • Realizar compressas com soro fisiológico gelado nos olhos durante as primeiras cinco horas do pós-operatório. Depois, durante 30 minutos a cada duas horas até o terceiro dia;
  • Ficar de repouso em casa até o segundo dia do pós-operatório;
  • Retornar ao trabalho somente com a autorização do médico, que pode acontecer em até duas semanas dependendo do caso.

Os benefícios da rinoplastia podem ser percebidos na autoestima, na autoconfiança e na capacidade respiratória do paciente. Mais do que trazer harmonia para o rosto, o procedimento também é capaz de beneficiar a vida social e profissional do indivíduo.

Vale a pena ressaltar que os benefícios da rinoplastia também estão diretamente ligados com a destreza do cirurgião que realizará o procedimento. Portanto, é crucial escolher o profissional com base na sua formação, na sua experiência e no depoimento de pacientes antigos.

Fontes: Academia Americana de Cirurgiões Plásticos;

Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Comments for this post are closed.

O que é Rinoplastia Funcional?

A rinoplastia funcional colabora na resolução de distúrbios respiratórios ocasionados pelo desvio de septo, hipertrofia …

Mulher depois de passar pelo rejuvenescimento do rosto

Rejuvenescimento do rosto: Descubra os melhores tratamentos

O rejuvenescimento do rosto pode ser promovido com tratamentos estéticos ou com cirurgia plástica. A primeira solução …

Uma possível paciente para uma cirurgia de papada

Cirurgia de Papada: Como Funciona o Procedimento?

A papada, popularmente conhecida como queixo duplo, tem solução. A indicação mais comum é a cirurgia de papada, entretanto, …