Qual é o tempo de recuperação da cirurgia de ritidoplastia?

Qual é o tempo de recuperação da cirurgia de ritidoplastia?

A ritidoplastia ou lifting facial é uma técnica cirúrgica de rejuvenescimento de grande adesão no país. Com efeito bem natural, a cirurgia consegue minimizar de forma expressiva as rugas e a flacidez, tornando o aspecto da pele do rosto e do pescoço bem mais jovial.

Porém, para conseguir tais efeitos o procedimento tem complexidade, exigindo cuidados após a cirurgia de ritidoplastia. Para tornar o entendimento mais fácil, vamos explicar como a cirurgia é feita e todos os cuidados no pós-operatório.

Como é feita a ritidoplastia?

Para conseguir o efeito rejuvenescedor ao minimizar rugas, linhas de expressão e a flacidez no rosto e no pescoço, é necessário que o cirurgião use sua técnica no tecido adiposo, que é a camada de gordura, nos músculos faciais e nos tecidos responsáveis pela sustentação da pele. Ou seja, exige grande destreza e experiência por parte deste cirurgião plástico.

Com o paciente anestesiado no centro cirúrgico, o cirurgião fará uma incisão ao redor do rosto, ou seja, de uma orelha a outra, sendo que esse corte ficará bem rente ao couro cabeludo.

Esse corte permitirá ao cirurgião plástico descolar a pele da musculatura e a reposicionar de forma mais firme e rente a estrutura óssea. Essa técnica é a que promove o efeito lifting e rejuvenescedor desta técnica.

Esse reposicionamento da musculatura e das camadas de gordura fará com que a pele do rosto e do pescoço fique excedente, permitindo ao cirurgião recortar essa sobra e ao fazer a sutura tornar a pele mais esticada, com aspecto bem jovial.

Os pontos da cirurgia de ritidoplastia ficarão bem imperceptíveis ao serem feitos no couro cabeludo e regiões em que a pele se dobra. Com os cuidados corretos, em 30 dias, o paciente estará apto a voltar as suas rotinas diárias.

Entretanto, para que isso ocorra, diversos cuidados serão necessários, sendo eles:

  • Higienização correta da sutura;
  • Não praticar exercícios físicos durante 30 dias;
  • Tomar toda a medicação prescrita pelo cirurgião;
  • Ir a todas as consultas de retorno solicitadas pelo cirurgião;
  • Não se expor ao sol de forma incorreta.

Essas são algumas das indicações após a cirurgia de ritidoplastia. As demais serão elencadas abaixo.

Cuidados após a ritidoplastia

Por se tratar de um procedimento complexo, o paciente terá de seguir à risca alguns cuidados durante os 30 dias após a cirurgia plástica. O paciente sairá do hospital com um curativo ao redor de todo o rosto para proteger os pontos, evitar infecção e limitar a movimentação da face, para não romper a sutura.

É necessário que o paciente retorne ao consultório do cirurgião plástico dois dias após a ritidoplastia. Na data, será feita uma avaliação da cicatrização, dos primeiros resultados, da presença de líquidos e sangue que devem ser drenados.

Os pontos, que são muitos, são retirados entre o quinto dia após a cirurgia podendo chegar até o 15º dia — isso dependerá do organismo de cada paciente.  O rosto e o pescoço vão apresentar inchaço, sendo que isso começa a ser minimizado sete dias após a plástica. Para evitar infecções ou qualquer reação alérgica, é indicado banho e a higienização do local com um sabonete hipoalergênico.

Para que a musculatura adquira a nova forma, será indicado o uso de uma máscara por três semanas, em média, assim como meias compressoras para evitar casos de trombose, por exemplo.

A estimativa é que o paciente permaneça afastado de suas atividades, por pelo menos, 15 dias. Esse tempo dependerá de cada caso, podendo ser superior a 20 dias. A prática de exercícios só é liberada após um mês.  Com todos esses cuidados, pode-se dizer que o tempo de recuperação de um paciente submetido a uma ritidoplastia pode chegar a 30 dias.

Comments for this post are closed.
Quanto tempo leva para desinchar a rinoplastia

Quanto tempo leva para desinchar a rinoplastia

O inchaço da rinoplastia é uma das principais preocupações de quem se submete à cirurgia de correção nasal. De acordo …

Como funciona a cirurgia de Blefaroplastia?

Como funciona a cirurgia de Blefaroplastia?

A face é o primeiro local a apresentar os sinais do envelhecimento. Linhas de expressão, pés de galinha, bolsas abaixo …

Dúvidas sobre anestesia na lipoaspiração

Dúvidas sobre anestesia na lipoaspiração

A busca pelo corpo perfeito, sem gordura e mais curvilíneo faz com que a lipoaspiração seja uma das cirurgias plástica …