Rinoplastia de Redução: Melhore sua autoestima

Médico avaliando rosto de paciente - harmonização facial

Procedimento é indicado para quem está insatisfeito com o formato do nariz e para corrigir anormalidades estruturais que impactem a respiração

A rinoplastia é um procedimento cirúrgico que, além de melhorar a aparência do nariz, proporcionando uma maior harmonização do rosto, corrige anormalidades estruturais que possam impactar na sua funcionalidade. Ela pode ser feita para aumentar ou diminuir o nariz, afinar e fazer correções nasais estéticas em geral. No caso da rinoplastia de redução, ela é realizada a partir da redução das estruturas nasais.

Com a rinoplastia de redução é possível reduzir o tamanho, a largura, o dorso, as asas nasais ou a ponta do nariz.

Durante a consulta que antecede a rinoplastia de redução, o médico discutirá com o paciente quais resultados ele espera com o procedimento. Em seguida, o histórico médico do paciente será avaliado e um exame de videoendoscopia nasal será realizado para avaliar o interior das cavidades nasais. Nesse exame, as queixas funcionais obstrutivas serão abordadas, avaliadas e devidamente investigadas.

Feita esta ampla avaliação, o médico-cirurgião irá explicar detalhadamente como a rinoplastia de redução será realizada e como os ossos nasais e as cartilagens podem ser esculpidas para remodelar o nariz.

Após o planejamento cirúrgico será realizada a documentação fotográfica, onde o médico irá fotografar o nariz e a face para uma análise mais técnica e detalhada. O objetivo é buscar um resultado que fique em harmonia com as medidas faciais de cada paciente.

Outros exames de rotina pré-operatória também serão solicitados, como os de sangue, urina e eletrocardiograma, por exemplo.

Como é realizada a rinoplastia de redução?

A rinoplastia de redução é realizada em centro cirúrgico, sob anestesia geral ou local. Recomenda-se jejum de oito horas e suspensão de anticoagulantes nos sete dias anteriores à cirurgia. O procedimento é feito por videoendoscopia e pode ser realizado por duas técnicas:

Exorrinoplastia (aberta): são feitas três pequenas incisões na região das narinas. É indicada para quando a ponta do nariz vai sofrer grandes alterações;

Endonasal (fechada): as incisões são feitas por dentro das narinas. Esse procedimento é mais rápido, a recuperação também é mais rápida, não há cicatrizes externas e o resultado é mais natural.

Se a rinoplastia de redução exigir enxertos de cartilagem, o cirurgião plástico começará removendo um pequeno segmento de cartilagem do septo nasal do paciente, quando disponível ou suficiente.

Caso a cartilagem do septo nasal não seja suficiente, será removida parte da cartilagem da orelha ou de uma costela para ser utilizada como enxerto.

No final do procedimento cirúrgico será colocada uma tala (aquaplast) ou um gesso que servem como fixadores externos e protetores contra um eventual trauma durante o período de recuperação pós-operatório, que dura de sete a dez dias.

O paciente é liberado para ir para casa no mesmo dia, com exceção de casos em que a rinoplastia de redução é feita com algum outro tipo de cirurgia (como remoção de carne esponjosa ou correção do septo). Nesse caso, o paciente deve ficar em observação por até 24 horas.

Cuidados no pós-operatório da rinoplastia de redução

O nariz pode ficar inchado por algumas semanas após a rinoplastia de redução e só estará totalmente curado após um ano. Também é normal ocorrer obstrução respiratória devido ao inchaço.

Para que a recuperação da rinoplastia de redução seja completa e ocorra sem intercorrências, o paciente deve:

  • Evitar atividades e esforços físicos durante os primeiros 30 dias;
  • Fazer repouso por sete dias;
  • Evitar alimentos duros na primeira semana, pois a mastigação mais forte pode causar incômodos;
  • Dormir com a cabeça elevada para evitar a aspiração de sangue para o pulmão (o risco de sangramento é maior nos primeiros dias);
  • Aplicar bolsa de gelo ao redor dos olhos para evitar hematomas;
  • Evitar abaixar a cabeça de forma brusca, usar óculos e assoar o nariz;
  • Fazer uso dos medicamentos indicados pelo médico;
  • Evitar se expor ao sol sem o uso adequado de protetor solar.

Os pontos são retirados em um prazo de cinco a sete dias e os resultados da rinoplastia de redução são permanentes. Porém, com o envelhecimento natural, eles podem ser afetados a longo prazo. O objetivo da rinoplastia de redução é deixar o nariz com uma aparência natural e que esteja em harmonia com as demais regiões do rosto e com a personalidade do paciente.

Por isso, deve-se procurar apenas profissionais especializados nesse tipo de procedimento para que não haja risco de alguma interferência nas estruturas ósseas do nariz que levem a um prejuízo de sua funcionalidade. Quer saber mais sobre a rinoplastia de redução? Agende uma consulta com o Dr. Leandro Pellarin e tire todas as suas dúvidas.

Fontes:

Clínica de Cirurgia Plástico – Dr. Leandro Pellarin;

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

 

 

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

rosto feminino passando por procedimento preparatório de blefaroplastia

Blefaroplastia Superior: Conheça o procedimento

A blefaroplastia é a plástica das pálpebras. É indicada para rejuvenescimento do olhar, eliminando a flacidez que se …

médica realizando procedimento estetico

Existe lipo no rosto?

Procedimento é rápido e ideal para quem quer deixar o contorno facial mais definido

Mulher com papada - lipo de papada

Qual o preço da lipo de papada?

Conheça as vantagens e tudo que você precisa saber sobre a lipo de papada