Início »
A busca pela aparência perfeita leva milhares de pessoas à mesa de cirurgiões plásticos. O Censo 2016, divulgado em 2017 pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), apontou que mais de um milhão de pessoas se submeteram a procedimentos cirúrgicos estéticos no Brasil. Entre as mais procuradas está a cirurgia de nariz, sendo que em 2016 foram mais de 78 mil rinoplastias, que com o avanço tem diversas técnicas possíveis, sendo a mais recente a rinoplastia sem fraturas.
Chamada de rinoplastia ultrassônica, esse novo método foi desenvolvido na França e apresentado aos cirurgiões brasileiros no final de 2017, durante um congresso no Brasil. Ele ainda gera discussões entre os cirurgiões plásticos, já que a proposta da rinoplastia sem fraturas é tornar o procedimento menos invasivo, ou seja, ter um pós-operatório mais rápido e com menor incidência de equimoses e hematomas.
A decisão sobre qual método cirúrgico trará o melhor resultado, ou o que tornará o resultado mais aproximado possível das expectativas, dependerá de muitos fatores e deve ser previamente acordado entre o cirurgião plástico e o paciente. Entre as possibilidades de métodos cirúrgicos para a área do nariz estão a rinoplastia fechada, a rinoplastia aberta, a estruturada e a metodologia mais recente, a rinoplastia ultrassônica.
Nessa tomada de decisão deve-se analisar os prós e contras de cada método, sem esquecer que todos os procedimentos, quando realizados por cirurgiões capacitados, trazem o resultado esperado. Outro ponto a ser analisado é a necessidade clínica de tal procedimento, como no caso do desvio de septo e as hipertrofias de cornetos, por exemplo.
como é feita a rinoplastia sem fraturas?
Diferentemente da rinoplastia tradicional, em que se usa um cinzel e um martelo para remodelar o nariz, na rinoplastia ultrassônica usa-se o bisturi piezoelétrico especial ou bisturi ultrassônico. Com esse equipamento o cirurgião plástico promoverá um desgaste no osso nasal e na cartilagem, sendo que esse desgaste é que dará a nova forma ao nariz. Um dos diferenciais da rinoplastia sem fratura está na precisão técnica do cirurgião com o manuseio do equipamento, sendo que quando é necessária a fratura, a reconstrução do nariz pode ser mais complexa.
quais as vantagens da rinoplastia sem fraturas?
Existe uma discussão entre os cirurgiões plásticos quanto às vantagens da rinoplastia ultrassônica. Por não haver a necessidade de fraturar e consertar o nariz do paciente, pode-se dizer que esse método torna a cirurgia plástica do nariz menos invasiva e menos traumática para o paciente.
Foi identificado pelos criadores do método que pode haver menor aparecimento de equimoses, edemas e hematomas, sendo que o paciente submetido à rinoplastia sem fraturas pode, por exemplo, retornar ao trabalho em sete dias após a cirurgia.
O inchaço nas bochechas e nos olhos também é minimizado e estima-se ainda que a cicatrização se dê de forma mais rápida, já que a lesão no local é bem menor quando se comparada com os demais procedimentos. Isso sem deixar de mencionar que a rinoplastia ultrassônica não deixa cicatrizes aparentes, diferentemente da rinoplastia aberta que resultará em uma pequena marca bem abaixo das narinas.
como é o pós-operatório?
Assim como os demais métodos de cirurgia no nariz, é necessário repouso absoluto nos dois dias após o procedimento. Deve-se tomar cuidado com a higienização, não praticar exercícios por, pelo menos 30 dias, não fumar, enfim, todas as indicações da maioria das cirurgias estéticas.
É recomendado aos pacientes que durmam com a barriga para cima, evitando virar-se de lado e por consequência, pressionar a região em que foi realizada a cirurgia. Pede-se que os pacientes submetidos à rinoplastia sem fraturas evitem alimentos que demandem muita mastigação nos primeiros dias.