Rinoplastia sem fraturas

Rinoplastia sem fraturas

A busca pela aparência perfeita leva milhares de pessoas a mesa de cirurgiões plásticos. Censo 2016, divulgado em 2017 pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), apontou que mais de um milhão de pessoas se submeteram a procedimentos cirúrgicos estéticos no Brasil. Entre as mais procuradas está a cirurgia de nariz, sendo que em 2016 foram mais de 78 mil rinoplastias, que  com o avanço tem diversas técnicas possível, sendo a mais recente a rinoplastia sem fraturas.

Chamada de rinoplastia ultrassônica, esse novo método foi desenvolvido na França e apresentado aos cirurgiões brasileiros no final de 2017, durante um congresso no Brasil. Ele ainda gera discussões entre os cirurgiões plásticos, já que a proposta da rinoplastia sem fraturas é tornar o procedimento menos invasivo, ou seja, ter um pós-operatório mais rápido e com menor incidência de equimoses e hematomas.

A decisão de qual método cirúrgico trará o melhor resultado, ou o que tornará o resultado mais aproximado o possível das expectativas, dependerá de muitos fatores e deve ser previamente acordado entre o cirurgião e o paciente. Entre as possibilidades de métodos cirúrgico para a área do nariz está a rinoplastia fechada, a rinoplastia aberta, a estruturada e a metodologia mais recente, a rinoplastia ultrassônica.

Nesta tomada de decisão deve-se analisar os prós e contras de cada método, sem esquecer que todos os procedimentos, quando feitos por cirurgiões capacitados, trazem o resultado esperado. Outro ponto na ser analisado é a necessidade clínica de tal procedimento, como no caso do desvio de septo e as hipertrofias de cornetos, por exemplo.

Como é feita a rinoplastia sem fraturas?

Diferente da rinoplastia tradicional, em que se usa o cinzel e um martelo para remodelar o nariz, na rinoplastia ultrassônica usa-se o bisturi piezoelétrico especial ou bisturui ultrassônico. Com este equipamento o cirurgião plástico promoverá um desgaste no osso nasal e na cartilagem, sendo que esse desgaste é quem dará a nova forma ao nariz. Um dos diferenciais da rinoplastia sem fratura está na precisão técnica do cirurgião com o manuseio do equipamento, sendo que quando é necessária a fratura, a reconstrução do nariz pode ser mais complexa.

Quais as vantagens da rinoplastia sem fraturas?

Existe uma discussão entre os cirurgiões plásticos quanto as vantagens da rinoplastia ultrassônica. Por não haver a necessidade de fraturar e consertar o nariz do paciente, pode-se dizer que esse método torna a cirurgia plástica do nariz menos invasiva e traumática ao paciente.

Foi identificado pelos criadores do método que existe a possibilidade do menor aparecimento de equimoses, edemas e hematomas, sendo que o paciente submetido a rinoplastia sem fraturas podem retornar, por exemplo, ao trabalho em sete dias após a cirurgia.

O inchaço nas bochechas e nos olhos também é minimizado, e estima-se ainda que a cicatrização se dê de forma mais rápida, já que a lesão no local é bem menor quando se comparado aos demais procedimentos. Isso sem deixar de mencionar que o rinoplastia ultrassônica não deixa cicatrizes aparentes, diferente da cicatriz que o método de rinoplastia aberta resultará em pequena marca bem abaixo das narinas.

Como é o pós-operatório?

Assim como os demais métodos de cirurgia no nariz, é necessário repouso absoluto nos dois dias após a procedimento.  Deve-se tomar cuidado com a higienização, não praticar exercícios por, pelo menos 30 dias, não fumar, enfim, todas as indicações da maioria das cirurgias estéticas.

É indicado aos pacientes que durmam com a barriga para cima, evitado virar-se de lado e por consequência, pressionar a região em que foi feita a cirurgia. Pede-se que os pacientes submetidos a rinoplastia sem fraturas que evitem alimentos que demandem muita mastigação nos primeiros dias.

Comments for this post are closed.
Cicatriz da abdominoplastia: Cirurgião examinando uma mulher

Como fica a cicatriz da abdominoplastia?

É comum que os pacientes tenham dúvida em relação à cicatriz da abdominoplastia. Por se tratar de um procedimento de …

Recuperação da blefaroplastia: Mulher se preparando para cirurgia

Como é a recuperação da blefaroplastia?

A recuperação da blefaroplastia é tida como simples, basta o paciente seguir as orientações do pós-operatório que …

Tudo sobre Lipo de Papada

A lipo de papada é um tratamento muito procurado pelos pacientes que desejam melhorar o contorno do rosto, deixando-o mais …