Início »
A lipo de papada é um tratamento muito procurado pelos pacientes que desejam melhorar o contorno do rosto, deixando-o mais jovial e harmonioso. O resultado é obtido tanto por meio de cirurgias específicas — como, por exemplo, da cirurgia de papada — quanto por tratamentos estéticos.
A papada é um dos reflexos do envelhecimento que mais desagrada os pacientes, uma vez que pode interferir na autoestima e autoconfiança. Segundo uma pesquisa realizada pela Academia Americana de Cirurgiões Plásticos Faciais e Reconstrutores (AAFPRS na sigla em inglês), um dos motivos que levam as pessoas a realizar procedimentos cirúrgicos como a lipo de papada é o desejo em aparecer melhor nas selfies.
Para esclarecer todas as informações sobre a lipo na papada, o Dr. Leandro Pellarin explica de que maneira os pacientes podem retirar o queixo duplo — como é popularmente conhecida a papada — e conquistar uma aparência bela na vida virtual e real.
por que a papada aparece?
Além da questão do envelhecimento, existem outros fatores que contribuem para o surgimento da papada. As principais causas do queixo duplo são:
Aumento de peso: quando o paciente adquire mais peso a região do queixo passa a acumular mais gordura, levando à papada;
Perda excessiva de peso: quando o paciente passa por um processo de emagrecimento rigoroso, geralmente por conta de dietas restritivas, e a gordura acumulada na região do mento não é eliminada;
Herança genética: apesar de não existir um gene capaz de desenvolver a papada, o paciente pode ter uma probabilidade maior de ter o queixo duplo quando algum parente — sobretudo de primeiro grau — também possui a condição.
Logo, a lipoaspiração de papada é indicada para homens e mulheres que apresentam a gordura submentoniana.
como a lipoaspiração na papada é realizada?
Conforme foi dito anteriormente, o tratamento de lipo de papada pode ser feito por meio de métodos cirúrgicos e estéticos, sendo que a recomendação deve ser feita por um profissional habilitado — cirurgiões plásticos no caso das cirurgias e dermatologistas no caso dos demais tratamentos. Isso oferece ao paciente a segurança necessária para escolher o procedimento que proporcionará o resultado esperado.
Vale a pena ressaltar que o paciente deve estar com uma condição clínica satisfatória antes de fazer o tratamento para o queixo duplo. Esse aspecto é fundamental para que o pós-operatório seja mais tranquilo. Confira a seguir como fazer a lipoaspiração na papada, dependendo da técnica cirúrgica utilizada.
Cirurgia de papada
Trata-se do método mais efetivo para tratar a papada. O procedimento é tido como simples e pode ser realizado em uma clínica — quando esta é devidamente equipada — ou em um centro cirúrgico, quando a intenção é combinar a lipo na papada com outros procedimentos.
A técnica de lipoaspiração na papada é feita com cânulas bem finas que são utilizadas em três locais: na parte de trás das orelhas, nos lóbulos e na parte de baixo do queixo. O cirurgião plástico remove a gordura e a sutura é feita nos locais por onde as cânulas foram inseridas.
Nos casos mais simples, o paciente recebe uma anestesia local e a cirurgia leva cerca de uma hora para ser concluída.
Lifting cérvico-facial
Este tratamento de lipo de papada é indicado para o paciente que, além da gordura submentoniana, também apresente flacidez na região do queixo. Para realizar o procedimento o cirurgião plástico faz a suspensão da musculatura que ficou flácida por intermédio de uma incisão que começa na frente da orelha, passa por trás junto ao couro cabeludo e finaliza na nuca.
O tempo médio de duração da cirurgia plástica é de 3 horas, sendo que a anestesia pode ser geral ou intravenosa a depender da extensão do procedimento. Com o lifting cérvico-facial o paciente pode, ainda, corrigir vincos profundos e a perda de tônus muscular na região inferior da face.
cuidados antes e depois da lipo de papada
As recomendações que o paciente deve seguir tanto no pré quanto no pós-operatório são esclarecidas em consultório. No geral, antes de fazer a lipo de papada o indivíduo deve suspender os anti-inflamatórios, as aspirinas e o tabagismo.
O pós-operatório da lipoaspiração na papada não requer cuidados expressivos, no entanto, o paciente deve higienizar corretamente as suturas, dormir com o rosto voltado para cima e evitar esforços físicos entre 15 e 30 dias — ao se submeter a uma cirurgia de papada e lifting cérvico-facial, respectivamente.
Os resultados da cirurgia de papada costumam aparecer assim que os edemas e inchaços diminuem. No caso da lipo de papada feita com lifting cérvico-facial, os efeitos surgem gradativamente uma vez que se trata de um procedimento mais complexo. Apesar de o processo de cicatrização ser diferente de pessoa para pessoa, o paciente começa a ver os primeiros resultados do lifting cérvico-facial após aproximadamente 6 meses.
Para aproveitar os efeitos da lipo de papada por mais tempo o paciente pode realizar procedimentos estéticos na região periodicamente. Ainda que o processo de envelhecimento seja natural e incontrolável, os tratamentos cirúrgicos da papada oferecem uma alternativa duradoura para quem gosta de manter a beleza e jovialidade em dia. Caso tenha restado alguma dúvida, entre em contato e agende uma consulta.
Fontes:
Clínica de Cirurgia Plástica Dr. Leandro Pellarin;
Academia Americana de Cirurgiões Plásticos Faciais e Reconstrutores (AAFPRS);
Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS).