Veja casos de rinoplastias que deram errado

Veja casos de rinoplastias que deram errado

A decisão de optar por um procedimento cirúrgico leva tempo e muita ponderação em relação aos prós e contras. Na rinoplastia, plástica que transforma a harmonia do rosto do paciente ao modificar o nariz, ter certeza do método e da simetria faz toda a diferença no resultado e minimiza as chances de o paciente vigorar entre aquela parcela da população que passou por rinoplastias que deram errado.

Diversos fatores podem resultar em rinoplastias que deram errado, sendo que culpar exclusivamente o cirurgião plástico pode ser um erro. Por mais que o profissional seja o mais gabaritado e faça a cirurgia com perfeição, a cicatrização e demais fatores externos podem colaborar para o insucesso do procedimento. Os cuidados pós-operatório são de extrema importância.

Além disso, achar que o resultado da rinoplastia será o igual a projeção criada por softwares no consultório do cirurgião ou mesmo com base na foto de um artista favorito, é ilusão. O resultado será sempre aproximado ao desejado e cabe ao médico explicar isso ao paciente, e ao paciente entender e assimilar essa informação.

Além da possibilidade de o resultado ser diferente do esperado, outros problemas podem resultar em frustração. Logo, para orientar homens e mulheres que pensam em se submeter ao tratamento, listamos alguns erros que podem resultar em problemas futuros, sendo eles:

  • Dorso com côncavo excessivo;
  • Ponta do nariz muito fina;
  • Ponta do nariz muito arrebitada;
  • Narinas com excesso de abertura;
  • Nariz muito fino e comprido;
  • Nariz muito estreito;
  • Pós cirurgia paciente apresenta dificuldades para respirar;
  • Má estruturação da cartilagem que resulta em aspecto torto

Essas podem ser algumas das possibilidades de rinoplastias que deram errado, desta forma e em alguns casos, é indicado que o procedimento seja feito acompanhado de um otorrinolaringologista. Esse acompanhamento deve ser feito em casos de desvios de septo muito acentuado e demais dificuldades respiratórias em que a intervenção cirurgia é a única forma de reverter a situação. Em acidentes quando é necessário fazer a correção, o otorrino pode ser aliado do cirurgião para que o trauma sofrido não interfira na qualidade de vida do paciente.

Conselhos antes da cirurgia

Com a decisão tomada, a primeira providência do paciente deve ser procurar um cirurgião plástico gabaritado para a realização do procedimento. Pesquisas junto as entidades setoriais, como o Conselho Regional de Medicina (CRM) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), são indicadas, uma vez que informar os médicos credenciados. Outra medida a ser tomada é verificar se o mesmo não passou por nenhum problema jurídico em exercício da profissão.

O pré-operatório demandará alguns esforços por parte dos pacientes, em especial, os fumantes. O tabagismo prejudica o processo de cicatrização, logo, o paciente terá de parar de fumar antes de cirurgia e manter essa rotina pós procedimento. Outros cuidados serão solicitados, mas isso são orientações que apenas o profissional que fará o procedimento poderá dar.

 Rinoplastias que deram errado

Um dos casos mais icônicos de rinoplastias que deram errado é do póstumo Michael Jackson. O artista e sua constante busca por afinar o nariz resultou em um aspecto cadavérico, sem simetria, além de acarretar numa situação em que cirurgias reparadoras não surtiam mais efeito.

O aconselhamento dos cirurgiões é que o paciente procure harmonizar o rosto e a sua aparência com o procedimento, e não que fique totalmente diferente. O ideal é que a cirurgia seja imperceptível.  Não exagerar na mudança pode minimizar os casos de rinoplastias que deram errado, além de reduzir a necessidade de o paciente ter de se submeter a novos procedimentos, para corrigir falhas.

Comments for this post are closed.
Paciente com as marcações para a cirurgia de lipoaspiração

Tudo sobre a cirurgia de lipoaspiração

O objetivo de manter um corpo mais escultural e livre das gorduras localizadas é o que motiva muitas pessoas a buscarem …

Paciente em avaliação médica para cirurgia de abdominoplastia

Cirurgia de abdominoplastia

A cirurgia de abdominoplastia é uma técnica cada vez mais procurada por homens e mulheres que desejam um desenho corporal …

Mulher medindo os seios após mamoplastia

Tudo sobre mamoplastia

Mamoplastia consiste em toda cirurgia plástica responsável por modificar o formato das mamas. Essa cirurgia tem o objetivo …